Quando o grande Agostinho perguntou a Ambrósio qual dos livros sagrados era o melhor para ser estudado após a sua conversão, a resposta veio logo: Isaías. Certamente em nenhuma outra parte do Velho Testamento temos, tão nítida, a visão da Graça de Deus. O livro tem sido chamado, “O Evangelho segundo Isaías”, e seu autor tem sido chamado de “o quinto evangelista”, e “o profeta da Redenção”. Além disto, o livro é notável pela riqueza de seu vocabulário, linguagem nobre e estilo aprimorado. Portanto, acertado é afirmar que a resposta de Ambrósio foi sábia e digna de nota.
Isaías era um homem de sangue real. Seu pai, Amós, era um dos filhos mais novos de Joás, rei de Judá. Sendo um homem de personalidade marcante, torna-se estadista, exercendo poderoso influência a bem da nação. Casou-se com uma mulher que possuía o dom de profetizar e teve, pelo menos, dois filhos, 7:3, 8:3 e 18. Trabalhou 60 anos, e morreu mártir, no reinado de Manassés (segundo a tradição) aos 120 anos de idade.
É o mais belo e sublime de todos os escritores proféticos. Tem sido chamado o maior dos profetas. Com exceção de 4 capítulos, do 36 ao 39, o livro é todo poético e que poesia magnífica! O livro é exuberante em metáforas, 2:19 e 24:20. Para um estudo, em tópicos da Bíblia, o livro possui uma reserva extraordinária de material. Exemplos:
b) Luz, 60:19
c) Gozo, 35:10
d) Forca, 26:4
e) Bondade, 54:8
f) Aliança, 55:3
g) Julgamento, 33:14
b) Família, 11:1
c) Unção, 11:2
d) Caráter, 11:3-4
e) Regime simples e simplicidade de vida, 7:15
f) Doçura, 42:1 a 4
g) Morte: 53
h) Ressurreição, 25:8
i) Reino glorioso, 11:3-16 e Cap. 33, etc.
b) os três “bem aventurados” 38:18, 32:20 e 56:2;
c) o Senhor como Rei de Israel, 6:5, 44:6 e 43:15;
d) o remanescente de Israel, salvo, 1:25-27, 2:2 e 3, 6:13, 11:11, 18:7, 27:12 e 13, etc.
1) “O Santo de Israel” é uma frase peculiar a este livro. Encontra-se somente em três salmos: 71, 78 e 19, duas vezes em Jeremias: 50 e 51, e em II Reis 19:22, onde Isaías é quem fala. Esta frase e sua abreviatura, “O Santo”, se encontram no mínimo 33 vezes. Evidentemente, a visão que ele teve quando os serafins clamavam: “Santo, santo, santo é o Senhor”, o impressionou vivamente e daí pensar no Senhor sempre como “O Santo”.
2) Outra palavra peculiar deste livro é: “Salvação”. Em nenhum outro livro do Velho Testamento, com exceção dos Salmos, encontra-se esta palavra tão freqüentemente. O próprio nome de Isaías significa: ”a salvação é Jeová”. Esta é a sua mensagem.
Este livro divide-se, naturalmente, em 3 partes:
I Parte – principia com o Senhor dando a razão do julgamento e cativeiro iminentes de Israel, porém finaliza com a sua bênção e restauração.
II Parte – focaliza a intervenção do Senhor e o livramento de Israel.
III Parte – tem três seções: duas terminam com as palavras: “Mas os ímpios não têm paz disse o Senhor”, e a terceira anuncia a morte do ímpio. A I Parte começa com a Visão – Cap. 6 – a III Parte principia com a Voz – Cap. 40. Notemos que a II parte principia e acaba com o Novo Testamento, isto é, com João, o batista, no deserto e um novo céu. Notar, também, que, intercaladas com ameaças de julgamento, há promessas animadoras de bênçãos e garantias de uma gloriosa restauração.
O Santo de Israel, PROVOCADO, REPREENDENDO E JULGANDO – Cap. 1-35 – chave: 1:4 – 5:24 – 31:1
2) Concernente às nações circunvizinhas, 13-23. Babilônia, Moabe, Damasco, Egito e Tiro.
3) Concernente ao mundo, 24-35. Uma seção notável, principalmente concernente ao futuro
O Santo de Israel LIBERTANDO – cap. 36-39 – Chave: 37:23
2) Oração e libertação de Ezequias (37)
3) Doença de Ezequias (38)
4) Loucura de Ezequias (39)
O Santo de Israel CONFORTANDO, REDIMINDO, ENRIQUECENDO – Cap. 40-66 – Chave: 40:1 – 43:3, 14 – 49:7 – 53:3 – 60:17
b) 2ª seção – Nota dominante: “O servo sofredor” (49-55) – (O capítulo 53 é o capítulo central)
c) 3ª seção – Tema dominante: “A glória futura” (58-66)