“Este livro, depois dos Salmos, impõe-se até hoje, como um dos mais espirituais do Velho Testamento”. Eis, aqui, o testemunho do grande escocês Principal Whyte. “A vista dos dados que possuímos para ajuizar, Jeremias foi o mais moço, mais sadio, mais corajoso e o maior vulto da história do Velho Testamento” escreveu o Dr. W.W.White. Isaac Williams asseverou: “Nada há, em toda a Escritura, tão eloqüente pelo amor, pranto e consolação, como os capítulos 31 e 33 de Jeremias. Em nenhuma outra literatura encontraremos palavras de beleza tão tocante”. Como certeza: estas referências elogiosas são uma surpresa para os que nada têm visto de belo em Jeremias.
Ao contrário de muitos profetas, Jeremias tem muito a dizer de si mesmo. Era sacerdote por nascimento, 1:1, e foi chamado pelo Senhor para o ministério da profecia, muito jovem ainda, 1:6. Alegando sua mocidade, (apenas 21 anos), inexperiência e deficiência no falar, 1:6, como razões para não atender à chamada, Deus revelou-lhe que o consagrara para este serviço antes do seu nascimento, 1:5, então recebeu a unção divina,1:9, e logo a seguir a comissão, 1:10. Não lhe foi permitido casar-se, cap. 16. A mensagem que teve de transmitir era tão severa e solene que custou amargura a esse coração terno, patriótico, e de um verdadeiro homem de Deus. O entregar desta mensagem de julgamento feria-lhe o coração. Seu ministério não foi aceito, sua própria família e seus próprios patrícios conspiraram contra ele, 12:6 e 38:8-9. O povo de Jerusalém tam’bem conspirou contra ele, 18:18, sendo por fim, açoitado e acorrentado ao cepo, 20:1-3. Solto, foi agredido com risco de sua vida, Cap. 26. Sofreu encarceramento diversas vezes, 37:11-15, 38. Na queda de Jerusalém foi solto por Nabucodonosor, e ajudou o novo governador, mas, morto este, Jeremias viu-se obrigado a acompanhar, sem quere, os refugiados ao Egito, onde encontrou a morte pelo apedrejamento ao contar 40 anos de ministério.
Não era poderoso como Elias, eloqüente como Isaías ou místico como Ezequiel, mas, um tímido, acanhado, cônscio de sua incapacidade, anelando por uma simpatia e um amor que jamais conheceria, - tal era o instrumento escolhido, pelo qual veio a Palavra do Senhor, àquela geração corrupta e degenerada. Por quê a escolha de tal homem para tão árdua missão? Ah! Somente um homem de coração boníssimo poderia transmitir com poder e carinho a tremenda mensagem do juízo divino. O importante residia na força da Palavra. Jeremias falou sempre com acerto e distingui-se como o profeta de coração quebrantado.
1) Entre todos os livros da Bíblia, somente em Jeremias é que lemos que a Arca não terá lugar no Israel restaurado. 3:6
2) “Madrugando e falando” é uma frase que só aparece neste livro (onze vezes, 7:13, etc.) à exceção de II Crôn. 36:15, que Esdras, o escriba, provavelmente transcreveu de Jeremias.
3) Contém a frase singular “é a Mim que eles provocam à ira”. 7:19, e
4) “De maneira nenhuma se envergonham”, 6:15 e 8:12; era o libelo tremendo, por causa da degeneração extrema a que descera aquele povo. – Eis algumas de suas orações: 1:6 – 4:10 – 12:1 a 4 – 14:7, 8, 11 e 21 – 15 – 17:13 a 18 – 18:13 a 18 – 20:7 – 32:16 a 25.
O livro é uma entrosagem de história, biografia e profecia. Não está escrito em ordem cronológica.
1) Introdução (1-3)
2) Chamada (4-8)
3) Unção (9-10)
4) Encorajamento (11-19)
Tomando a fórmula profética usual “Veio a palavra do Senhor” , como guia, parece que, neste livro, temos 51 profecias distintas.
b. Queda de Jerusalém – Cap. 39
Alguns detalhes da queda.
c. Aos remanescentes no país após o Cativeiro – Cap. 40-42
História e profecia em conjunto
d. No Egito – Cap. 43-51
1) Aos judeus (43-45)
2) As nações gentias (46-51)
O livro começa com a predição do Juízo, e termina com seu cumprimento.
Na leitura do livro, algumas palavras são freqüentes: “deixai”, “deixado”, “apostata”, “apostatado”, 13 vezes; - estas últimas, só se encontram em Jeremias, salvo uma vez em Provérbios e três vezes em Oséias – “voltai”, 47 vezes; por isso, Jeremias é um livro cheio de mensagens para os apóstatas. Judá deixara o Senhor – Jeremias advertiu-o quanto ao Juízo iminente, e instou para que voltasse ao Senhor e endireitasse suas veredas, pois o Senhor ainda o amava ternamente.