Análise nº 63
Palavra-chave: "Verdade"
Mensagem: A verdade deve ser aceita, obedecida e mantida a todo custo.
INTRODUÇÃO GERAL
AUTOR: O apóstolo João.
DESTINATÁRIOS: A "senhora escolhida e seus filhos". Alguns crêem que o apóstolo se refere a uma senhora cristã e sua família, que viviam em Éfeso; outros, que é a personificação de uma igreja e seus membros.
Se a primeira suposição é correta, esta seria o único livro do Novo Testamento dirigido a uma mulher.
PALAVRAS ENFÁTICAS: Amor, que ocorre quatro vezes, e verdade, cinco vezes.
PROPÓSITO: A epístola foi escrita aparentemente para advertir a amigos contra a heresia e a associação com falsos mestres, vs. 7-11. SINOPSE
TEMA PRINCIPAL: Um discurso sobre a verdade e o erro.
I. A verdade divina e sua relação com os crentes.
· (a) Os une em comunhão, v. 1. · (b) Permanece eternamente neles, v. 2. · (c) Junto ao amor, caracteriza o espírito de suas saudações, v. 3. · (d) Obedecê-la, por amor, é a forma de conduzir-se, vs. 4-6. II. O erro mundano.
· (a) Tem muitos defensores enganadores, v. 7. · (b) Nega a encarnação de Cristo, v. 7. · (c) Devemos nos guardar dele, v. 8. · (d) Nos afasta dos ensinos de Cristo, v. 9. · (e) O perigo da comunhão com seus seguidores, vs. 10-11.
A NATUREZA
Esta epístola é notável pelo fato de ser a única, no Novo Testamento, que é dirigida, exclusivamente, a uma senhora.
É uma carta íntima, pessoal, dirigida a uma senhora cristã e sua família, mas desconhecida; e é um lindo exemplo de correspondência entre os apóstolos, e da igreja cristã primitiva.
Não se sabe quem era "a senhora". Alguns consideram as palavras "senhora eleita" como um título, mostrando, assim, que a senhora era rica e vivia na alta sociedade. Há uma tradição que afirma ser Marta, de Betânia, a senhora. Bengel disse que no grego "kyria" (senhora), no hebraico é"Marta".
A ser verdade, a "irmã" referida no verso 13, é Maria. O AUTOR
· Em vista da omissão dum nome, na introdução desta carta, o direito de autor, tem sido muito controvertido.
· Toda a evidência mostra que João a escreveu. Assemelha-se muito à sua primeira epístola, pois, oito dos seus treze versos, encontram-se na primeira ou no sentido, ou na expressão. Quando a escreveu, devia ser bem idoso. Chama-se, a si mesmo de presbítero. Calcula-se que, a esse tempo, tinha 90 anos de idade.
O PROPÓSITO
· A palavra "amor" (ou caridade) é encontrada cinco vezes nesta epístola: 1, 2, 3, 5 e 6; e a palavra "verdade", cinco vezes: 1, (duas vezes) 2, 3, e 4. · Parece ter sido escrita para prevenir uma bondosa senhora a respeito da hospedagem de alguns falsos mestres, 10. CHAVE
· Se dúvida, a palavra "verdade" deve ser considerada como chave desta epístola, fornecendo-lhe a mensagem.
· Esta palavra é usada em três sentidos:
o como base do ensino cristão, 1 e 4; o como o próprio Cristo, e
o "sinceramente".
· Temos, assim, uma pregação sobre a verdade; expondo sua natureza, provas, caráter, frutos e defesa.
ANÁLISE
(1) AMOR NA - vs. 1
VERDADE
· João não hesitou em dar, a esta senhora, um título de honra.
· A verdade como:
o fonte de amor
o natureza do amor
o razão para o amor, (lealdade à verdade)
· Não só João, mas todos quantos a conheciam, e à sua família, os amavam.
(2) POR CAUDA DA - vs. 2
VERDADE
· Será que não se pronunciará, aqui, Verdade, com V maiúsculo? 0 Ele, Cristo, é a Verdade.
· Ele é a verdade:
o Em nós,
o Conosco,
o E, por amor dEle, nos amamos e praticamos a Verdade.
(3) SAUDAÇÃO NA - vc. 3
VERDADE
· Uma forma de saudação não muito em uso; encontrada, apenas, nas epístolas pastorais.
· Precisamos:
o da Graça
o da Misericórdia
o da Paz
· Notar a harmonia dos nomes divinos.
(4) ANDANDO NA - vc. 4 - 6
VERDADE
· Alegria que deriva duma certeza, 4 · A verdade é para se andar nela, 4 · O amor se manifesta em pronta obediência, 6 (5) A PROVA DA - vc. 7 - 8
VERDADE
· Negando a realidade da humanidade de Cristo
o na Sua vida terrena
o na Sua segunda vinda, sinal do anti-cristo e dos falsos mestres
· Não, fiquemos sem a coroa, 8 (6) A DEFESA DA - vs 10 - 13
VERDADE
· Há uma falsa caridade
· Em defesa da verdade, não devemos hospedar, nem pedir bênçãos, nem desejar sucessos aos falsos mestres
· Um final cheio de carinho, 12-13