Esboço de 1Coríntios

Análise nº 46
Verso-chave: 1:2 "Senhor deles e nosso"
Mensagem: A Soberania de Cristo
INTRODUÇÃO GERAL
AUTOR: Paulo, o apóstolo. Veja 1:1.
MARCO HISTÓRICO: A igreja de Corinto foi fundada por Paulo em sua segunda viagem missionária. Esta igreja havia sido contaminada com males que a rodeavam, pois Corinto era uma cidade licenciosa.
Os gregos estavam orgulhosos de seus conhecimentos e de sua filosofia, mas ao mesmo tempo eram muito imorais. Eram especialmente amantes da oratória. É aparente que Apolo, um judeu cristão eloqüente que chegara a Corinto, havia ganhado a admiração dos cristãos gregos, Atos 18:24-28.
Este fato levou a fazer comparações entre Apolo, com sua eloqüência e persuasão, e outros líderes religiosos - especialmente com Paulo cuja aparência física parece não ter sido impressionante (veja II Coríntios 10:10).
Este fato talvez tenha sido a causa das divisões na igreja I Coríntios 1:11-30. O desejo de Paulo de purificar a igreja das facções espirituais e da imoralidade, foi a causa primordial da escritura da carta.
A CARTA PODE SER DIVIDIDA EM DUAS PARTES.
PARTE I. Tema principal. A purificação da igreja de falsos conceitos do ministério, de orgulho intelectual, de males sociais, e de outras irregularidades, caps. 1-11.
CADEIA CHAVE mostrar os falsos conceitos do ministério, 1:12-173:4-721-224:6-7.
SINOPSE
·       (1) A saudação, 1:1-9.
·       (2) A necessidade de purificar a igreja das divisões parciais, do culto aos homens, e do gloriar-se na sabedoria mundana, 1:10-31.
·       (3) O ministério exemplar de Paulo. Este não tentava mostrar sabedoria mundana. Simplesmente declarava a sabedoria de Deus numa mensagem revelada pelo Espírito Santo, 2:1-16.
·       (4) A disputa sobre líderes é uma característica de imaturidade e carnalidade, 3:1-8.
·       (5) O verdadeiro ponto de vista do ministério. Os ministros devem ser vistos:
o   (a) Como despenseiros da verdade, 3:1-2.
o   (b) Como jardineiros, 3:6-8.
o   (c) Como colaboradores de Deus, 3:9.
o   (d) Como edificadores do caráter, 3:10.
o   (e) Como servos confiáveis, 4:1-2.
o   (f) Como sofredores por causa do nome de Cristo, 4:9-13.
o   (g) Como exemplos, 4:16-17.
o   (h) Como administradores de disciplina, 4:18-21.
·       (6) O dever de purificar a igreja:
o   (a) Da imoralidade, 5:1-13.
o   (b) De disputas, 6:1-8.
o   (c) Os crentes, como membros do corpo de Cristo e templos do Espírito Santo, devem purificar-se de toda sensualidade, 6:9-20.
·       (7) A santificação do matrimônio e de todas as relações sexuais, e as supremas aspirações da vida espiritual, 7:1-40.
·       (8) Os ideais cristãos exigem o sacrifício de certos direitos e privilégios para o bem do ignorante e do fraco. Por exemplo, comer carne que tenha sido oferecida a ídolos. 8:1-13.
·       (9) O exemplo de Paulo, ao renunciar a certos direitos e liberdades a fim de ganhar as pessoas para Cristo, 9:1-27.
·       (10) O exemplo de infidelidade de Israel é uma advertência para a igreja, 10:1-15.
·       (11) A comunhão nos elementos da Ceia do Senhor requer separação de associações mundanas, 10:16-21.
·       (12) A influência cristã deve ser cautelosa quanto a comidas e bebidas, 10:23-33.
·       (13) Os costumes sociais devem ser observados quanto às vestes, 11:1-16.
·       (14) A purificação da igreja quanto a desordens acerca da Ceia do Senhor e a observância devida, 11:17-34.
PARTE II. Instrução doutrinária e conselhos.
·       (1) Acerca da diversidade dos dons espirituais, 12:1-31.
·       (2) A preeminência do amor, 13:1-13.
·       (3) A preeminência da profecia sobre o dom de línguas e a importância da devida ordem nas reuniões públicas, 14:1-40.
·       (4) A doutrina da ressurreição, 15:1-58.
·       (5) Instruções finais e saudações, 16:1-24.

A IGREJA
A igreja em Corinto foi fundada por Paulo, como resultado de 18 meses de trabalho naquela cidade. (I Coríntios 4:15 e Atos 18)
A ORIGEM DA EPÍSTOLA
·       Após a retirada de Paulo, surgiram graves desordens. Durante a sua estadia de 3 anos em Éfeso, (Atos 19 - 20:31) provavelmente correu a Corinto para ali passar alguns dias, afim de consertar a situação e corrigir abusos. (A primeira vista, Atos 18; I Coríntios e II Coríntios, foram escritas no fim do terceiro ano de ministério em Éfeso, (I Coríntios 16:8) mas, em II Coríntios 12:14 e 13:1, Paulo fala em fazer uma terceira visita.)
·       Na sua volta, ele escreveu sua primeira carta, (perdida, veja I Coríntios 5:9 e 11) assim, o que chamamos primeira carta é a segunda e a segunda é a terceira.
·       A chegada e as notícias dos membros duma família bem conhecida (I Coríntios 1:11) e as notícias constantes de outros viajantes, (I Coríntios 5:19:18) provaram que, não obstante todos os esforços de Paulo, as tristezas permaneciam. Depois veio a resposta à sua primeira carta, com novas perguntas, (I Coríntios 7:1) e, para respondê-las e ao mesmo tempo dar tranqüilidade à sua alma, com respeito a tais desordens, então escreveu a carta.
GUIA E CHAVE
·       A orientação desta mensagem e a compreensão desta epístola está na condição mental, moral e espiritual dos corintos.
·       Posto que os membros da igreja de Corinto viessem, na sua quase totalidade, da classe baixa, (I Coríntios 1:16 e 6:9-11) nem por isso se libertaram da obsessão peculiar aos gregos, quanto ao seu orgulho intelectual. "Corinto era a rival de Atenas. - Os gregos se orgulhavam de sua língua, de sua literatura, de sua sabedoria e lógica. Paulo preparou esta epístola para ir ao encontra da mentalidade grega. Começa renunciando a sabedoria, (I Coríntios 1:17 e 2:1). Em tudo, a epístola é uma repreensão aos príncipes deste mundo, tão confiantes em sua sabedoria mundana, mas, insensatos aos olhos de Deus. O mundo, pela sua sabedoria, não conheceu a Deus. (I Coríntios 1:21) O homem natural não compreende nem pode receber as coisas do Espírito; as verdades mais sublimes lhes são escondidas. (I Coríntios 2:14)" - (Dr. Pierson)
·       Eram dados, também, à imoralidade, (I Coríntios 5:1-11 e 6:15-18) à bebedice, (I Coríntios 9:21) pecados característicos de sua cidade.
O ESTILO
Esta epístola, caracteristicamente, uma epístola de repreensão. A doutrina nela contida é de repreensão e correção. (Veja I Coríntios 15:12) - É intensamente prática, (até o ardente capítulo da ressurreição é usado, ali, como incentivo ao serviço) reprovando e corrigindo abusos da vida social e eclesiástica do povo; e, posto que, foi primeiramente aplicada aos crentes de Corinto, os princípios, ali expostos, a fazem apropriada e aplicável ao povo de Deus, em todos os tempos.
A DIVISÃO
Divide-se, naturalmente, em duas seções principais; tratando dos assuntos:
1.  relatados a Paulo, e,
2.  inquiridos de Paulo
I Coríntios - INTRODUÇÃO - Cap. 1:1-9
(A) INFORMANDO PAULO

 (1) Desordens na Igreja - Caps. 1:10 - 4:21
1.  Divisões partidárias denunciadas, 1:10-18
2.  A sabedoria mundana denunciada, 1:19 - 2:16
3.  O ministério verdadeiro
o   Obstáculos 3:1-4
o   Origem do sucesso 3:5-10
o   Duas espécies 3:11-23
o   Nosso Senhor 4:1-21
(2) Irregularidades Sociais - Caps. 5 - 6:8
1.  A imoralidade denunciada Capítulo 5
2.  Falta de amor fraternal, severamente repreendida 6:1-8

(B) PAULO INQUIRIDO
(3) Irregularidades Sociais - Caps. 6:9 - 10
1.  Sobre o casamento, celibato e o divórcio 6:9 - cap. 7
2.  Sobre os manjares oferecidos aos ídolos cap. 8
3.  Sobre a autoridade e exemplo de Paulo cap. 9
4.  Lição tirada de Israel 10:1-15
5.  A lei do amor em relação ao comer e beber 10:16-33
(4) Desordens na Igreja - Caps. 11 - 16
1.  A modéstia feminina, na Igreja 11:1-16
2.  Desordens à mesa do Senhor repreendidas 11:17-34
3.  Os dons espirituais cap. 12
4.  Sobre o amor cap. 13
5.  A profecia, o dom maior cap. 14
6.  O grande capítulo da ressurreição cap. 15
7.  Concernente às coletas 16:1-4

I Coríntios - CONCLUSÃO - Cap. 16:5-24

A MENSAGEM
Um estudo cuidadoso do Novo Testamento, revela este fato: o título completo de Nosso Senhor - Senhor Jesus Cristo, nunca lhe é conferido senão quando o escritor procura dar ênfase à soberania de Cristo. Quão significativo é, então, encontrar este título, dado a nosso Senhor, seis vezes nos primeiros dez versos - 2, 3, 7, 8, 9 e 10. O nome "Senhor" é mui proeminente, (1:312:8163:204:45:4,56:13). Há uma grande significação nisso quando se reconhece que todas as desordens introduzidas na igreja, derivaram do fato de não reconhecerem em Jesus Cristo, o Senhor! - Oh! coroai a Jesus Cristo como Senhor de vossas vidas!