Esboço de Naum

Análise nº 34
Frase Chave: "Duma vez"
Versos Chaves: 1:8-9
Mensagem: “A sentença e o fim horrível do apóstata”.
DATA
Antes da queda de Nínive.

TEMA PRINCIPAL
A destruição de Nínive.

MARCO HISTÓRICO
Este livro é visto por alguns eruditos como uma continuação do livro de Jonas.

Parece que os assírios, depois de seu arrependimento produzido pela pregação de Jonas, voltaram em seguida a cair numa grande idolatria.

Eles saquearam outras nações e sua capital chegou a ser como uma caverna de leões cheia de presas, 2:11-12.

O PROPÓSITO do livro foi pronunciar vingança divina sobre a sanguinária cidade, e consolar a Judá com promessas de libertação futura, 3:1;1:13-15.

SINOPSE

Cap. 1, compreende uma visão da majestade do invencível poder de Deus, que romperá o julgo dos assírios e libertará a Judá.

Cap. 2, é uma emocionante descrição do assédio de Nínive.

Cap. 3, numa maldição pronunciada sobre a sanguinária cidade prediz-se a sua completa ruína.

Nota. Alguns expositores têm visto em 2:4 uma alusão ao automóvel moderno, mas esta é uma interpretação forçada. 
AUTOR

Naum, o autor, era elcosita, 1:1. Há uma Elcos na Assíria, situada a poucas milhas de Nínive, e onde existe um túmulo que há muito tempo vem sendo apontado, como sendo o do profeta; porém, autoridades no assunto rejeitam, por muitas razões, este lugar em favor de Elcos na Galiléia. Este último lugar, embora em ruínas, foi indicado a Jerome como sendo o de Naum, por um guia nativo.
FUNDO HISTÓRICO

Perceber o fundo histórico certo, é importante para bem compreender este livro. É claro que Naum era da Galiléia e era contemporâneo de Ezequias e Isaías. Quando da invasão da Assíria e a deportação das 10 tribos, Naum escapou para o território de Judá, e provavelmente, fixou sua residência em Jerusalém. Aqui 7 anos depois, ele presenciou o sítio daquela cidade por Senaqueribe e a destruição do exército assírio, quando pereceram 185.000 de seus homens numa noite (II Reis, Caps. 18 e 19). Indubitavelmente, há referências disto em 1:11, etc. Pouco depois destes acontecimentos, Naum escreveu seu livro.
ASSUNTO

Este livro focaliza apenas um tema: a destruição de Nínive. Foi escrito 150 anos após a missão de Jonas. O avivamento, ou antes o arrependimento ocasionado pela pregação de Jonas, sincero que fosse, não foi duradouro, dando lugar a uma completa e deliberada apostasia contra Deus. Não eram, simplesmente desviados, mas, bem piores, eram apóstatas deliberados, rejeitando e desafiando ao Deus que tinham aceito e adorado (II Reis 18:25, 30, 35 e 19:10-13). O Senhor aceitou o desafio orgulhoso do assírio (II Reis 19:22,23) e Naum foi escolhido para recordar a profecia da derrota completa, final de Nínive e seu império – um império edificado pela violência e por opressão cruel, mas, sentenciado a perecer duma maneira toda especial e violenta. Toda esta profecia se cumpriu 86 anos depois. O livro de Naum é um grande “Duma vez”.
ESTILO

Naum é um lindo poema, vívido, pictorial, concernente à grandeza, poder e justiça de Deus, e sobre o conflito entre Jeová e o cruel império desafiador de Nínive. Um grande estudioso dos profetas, escreve: “Nenhum dos profetas menores parece igualar-se a Naum em ousadia, ardor e sublimidade. Sua profecia é um poema perfeito. O exórdio não é simplesmente magnífico, é, verdadeiramente, majestoso! A preparação para a destruição de Nínive e a descrição de sua queda e desolação, se expressam, vivamente, nas cores mais fortes e são ousadas e luminosas no mais alto grau”. 
ANÁLISE

O livro divide-se em 2 seções: a primeira aponta o Juiz; a segunda, o Julgamento.
A) O JUIZ –Cap. 1:1-7

1) O livro abre-se como uma declaração sobre Que, e O que Deus é: “numa sublime e poderosa revelação dos atributos de Deus, e como constituem a base de todas as Suas ações para com os filhos dos homens”.

2) Na figura duma tempestade aparece a majestade esmagadora de Deus.
B) O JULGAMENTO – Cap. 1:8 até o fim.

1) A Sentença – 1:8-14
a) Condenada à destruição (8,9)
b) Nínive foi tomada quando seus defensores estavam embriagados e fora de si (10)
c) Sem dúvida, o vs. 11 se refere a Rabasqué – II Reis 18:17-37
d) O nome a ser apagado (14)
2) A Aplicação – Cap. 1:15
a) O cap. 1 termina com um aviso a Judá.
b) É um apelo a Judá que vindo após aquilo que foi dito de Nínive e sumamente impressionante, pois Deus o puniria severamente se não voltasse dos seus maus caminhos.
3) A Visão – Cap. 2
a) O quadro apresentado do certo e queda de Nínive e a desolação que se seguiu, é por demais vivo e impressivo.
b) O profeta vê e induz seus ouvintes a olharem para esse quadro horrível é trágico.
4) A Certeza – Cap. 3
a) Vencedor e vendidos (1-3)
b) A causa da derrota (4)
c) A certeza do julgamento (8-10)
d) Mais particularidades sobre o cerco.
MENSAGEM

Sua mensagem é dupla:

1) é de conforto, (Naum significa “conforto”) a um povo perseguido, aterrado e em perigo, por causa do cruel e terrível poder militar da Assíria. Notemos, quanto conforto em 1:7, 12 e 13;
2) é, também, de aviso, mostrando que, a um povo ou nação apóstatas, a Deus nada mais resta senão destruí-los.