Bíblia - Almeida Revista e Corrigida

Almeida Revista e Corrigida
Nome:Edição Revista e Corrigida
Abreviação:ARC
Publicação da Bíbliacompleta:1898
Tipo de tradução:Literal
Revisão:SBB 1949, 1969, 1995, 2009.
IBB-JUERP 1944, 1997.
SBP 1968, 2001
Editora:Sociedade Bíblica do Brasil,Imprensa Bíblica Brasileira - JUERPSociedade Bíblica de Portugal
Afiliação religiosa:Evangélica
Gênesis 1:1-3
No princípio criou Deus os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz. E houve luz.
João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Almeida Revista e Corrigida é como é conhecida a versão da tradução da Bíblia de João Ferreira de Almeida surgida em 1898 como resultado da compilação de duas versões anteriores em portuguêsRevista e Correcta (1873) e Revista (1894).
No Brasil, sua primeira publicação remonta aos anos quarenta, pela Imprensa Bíblica Brasileira, ligada à Convenção Batista Brasileira, sendo a primeira Bíblia em português totalmente editada no país. Antes da Segunda Guerra Mundial, o livro era produzido na Europa ou Estados Unidos e importado.
Atualmente existem três versões diferentes com o mesmo nome "Almeida Revista e Corrigida", uma produzida pela Sociedade Bíblica do Brasil, outra pela Imprensa Bíblica Brasileira, e outra pela Sociedade Bíblica de Portugal, sendo as três muitos semelhantes entre si.
No caso da versão da Socidade Bíblica do Brasil, leves modificações ao longo dos anos têm sido feitas, passando por revisões em 1995 e 2009. A Versão da Imprensa Bíblica Brasileira foi revista em 1997.[1]
Em geral, a ARC segue o Textus Receptus, porém em alguns trechos, versões mais recentes do texto divergem do Textus Receptus e seguem o Texto Minoritário ou Crítico.[2]
A ARC em suas primeiras edições serviu como base para diversas outras traduções, como a Almeida Revista e AtualizadaAlmeida Revisada Segundo os Melhores TextosAlmeida Edição Contemporânea, e a Almeida Corrigida Fiel.

[editar]Ligações externas

[editar]Referências

  1.  A LONGA HISTÓRIA DA BÍBLIA DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA, Luiz Sayão.
  2.  Porque há diferença entre a ARC e a ACF, Biblioteca Batista Independente Online

Ícone de esboçoEste artigo sobre Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Almeida_Revista_e_Corrigida