Ezequiel 44:1-14

Reformas no ministério do santuário



1) Então me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, a qual olha para o oriente e ela estava fechada.
2) E disse-me o Senhor: Esta porta ficará fechada, não se abrirá, nem entrará por ela homem algum porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela por isso ficará fechada.
3) Somente o príncipe se assentará ali, para comer pão diante do Senhor pelo caminho do vestíbulo da porta entrará, e por esse mesmo caminho saíra,
4) Então me levou pelo caminho da porta do norte, diante do templo e olhei, e eis que a glória do Senhor encheu o templo do Senhor pelo que caí com o rosto em terra.
5) Então me disse o Senhor: Filho do homem, nota bem, vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, tudo quanto eu te disser a respeito de todas as ordenanças do templo do Senhor, e de todas as suas leis e considera no teu coração a entrada do templo, com todas as saídas do santuário.
6) E dirás aos rebeldes, à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Bastem-vos todas as vossas abominações, ó casa de Israel!
7) Porquanto introduzistes estrangeiros, incircuncisos de coração e incircuncisos de carne, para estarem no meu santuário, para o profanarem, quando ofereceis o meu pão, a gordura, e o sangue e vós quebrastes o meu pacto, além de todas as vossas abominações.
8) E não guardastes a ordenança a respeito das minhas coisas sagradas antes constituístes, ao vosso prazer, guardas da minha ordenança no tocante ao meu santuário.
9) Assim diz o Senhor Deus: Nenhum estrangeiro, incircunciso de coração e carne, de todos os estrangeiros que se acharem no meio dos filhos de Israel, entrará no meu santuário.
10) Mas os levitas que se apartaram para longe de mim, desviando-se de mim após os seus ídolos, quando Israel andava errado, levarão sobre si a sua punição.
11) Contudo serão ministros no meu santuário, tendo ao seu cargo a guarda das portas do templo, e ministrando no templo. Eles imolarão o holocausto, e o sacrifício para o povo, e estarão perante ele, para o servir.
12) Porque lhes ministraram diante dos seus ídolos, e serviram à casa de Israel de tropeço de iniqüidade por isso eu levantei a minha mão contra eles, diz o Senhor Deus, e eles levarão sobre si a sua punição.
13) E não se chegarão a mim, para me servirem no sacerdócio, nem se chegarão a nenhuma de todas as minhas coisas sagradas, às coisas que são santíssimas mas levarão sobre si a sua vergonha e as suas abominações que cometeram.
14) Contudo, eu os constituirei guardas da ordenança no tocante ao templo, em todo o serviço dele, e em tudo o que nele se fizer.