1Reis 1:32-53

Salomão é ungido e constituído rei

32) Depois disse o rei Davi: Chamai-me a Zadoque, o sacerdote, e a Natã, o profeta, e a Benaías, filho de Jeoiada. E estes entraram à presença do rei.
33) E o rei lhes disse: Tomai convosco os servos de vosso senhor, fazei montar meu filho Salomão na minha mula, e levai-o a Giom.
34) E Zadoque, o sacerdote, com Natã, o profeta, ali o ungirão rei sobre Israel. E tocareis a trombeta, e direis: Viva o rei Salomão!
35) Então subireis após ele, e ele virá e se assentará no meu trono pois reinará em meu lugar, porquanto o tenho designado para ser príncipe sobre Israel e sobre Judá.
36) Ao que Benaías, filho de Jeoiada, respondeu ao rei, dizendo: Amém assim o diga também o Senhor Deus do rei meu senhor.
37) Como o Senhor foi com o rei meu senhor, assim seja ele com Salomão, e faça que o seu trono seja maior do que o trono do rei Davi meu senhor.
38) Pelo que desceram Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, e Benaías, filho de Jeoiada, e os quereteus, e os peleteus, e fizeram montar Salomão na mula que era do rei Davi, e o levaram a Giom.
39) Então Zadoque, o sacerdote, tomou do tabernáculo o vaso do azeite e ungiu a Salomão. Então tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!
40) E todo o povo subiu após ele, tocando flauta e alegrando-se sobremaneira, de modo que a terra retiniu com o seu clamor.
41) Adonias e todos os convidados que estavam com ele o ouviram, ao acabarem de comer. E ouvindo Joabe o soar das trombetas, disse: Que quer dizer este alvoroço na cidade?
42) Ele ainda estava falando, quando chegou Jônatas, filho de Abiatar, o sacerdote e disse Adonias: Entra, porque és homem de bem, e trazes boas novas.
43) Respondeu Jônatas a Adonias: Deveras! O rei Davi, nosso senhor, constituiu rei a Salomão.
44) E o rei enviou com ele Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, e Benaías, filho de Jeoiada, os quereteus e os peleteus e eles o fizeram montar na mula do rei.
45) E Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, ungiram-no rei em Giom e dali subiram cheios de alegria, e a cidade está alvoroçada. Este é o clamor que ouvistes.
46) E Salomão já está assentado no trono do reino.
47) Além disso os servos do rei vieram abençoar o nosso senhor, o rei Davi, dizendo: Faça teu Deus o nome de Salomão mais célebre do que o teu nome, e faça o seu trono maior do que o teu trono. E o rei se inclinou no leito.
48) Também assim falou o rei: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje tem dado quem se assente no meu trono, e que os meus olhos o vissem.
49) Então, tomados de pavor, levantaram-se todos os convidados que estavam com Adonias, e cada qual se foi seu caminho.
50) Adonias, porém, temeu a Salomão e, levantando-se, foi apegar-se às pontas do altar.
51) E foi dito a Salomão: Eis que Adonias teme ao rei Salomão pois que se apegou às pontas do altar, dizendo: Jure-me hoje o rei Salomão que não matará o seu servo à espada.
52) Ao que disse Salomão: Se ele se houver como homem de bem, nem um só de seus cabelos cairá em terra se, porém, se houver dolosamente, morrerá.
53) Então o rei Salomão deu ordem, e tiraram Adonias do altar. E vindo ele, inclinou-se perante o rei Salomão, o qual lhe disse: Vai para tua casa.