João 15:18-16:6


Ensina sobre o Mundo

18) Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
19) Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
20) Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa.
21) Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
22) Se eu não viera e não lhes falara, não teriam pecado agora, porém, não têm desculpa do seu pecado.
23) Aquele que me odeia a mim, odeia também a meu Pai.
24) Se eu entre eles não tivesse feito tais obras, quais nenhum outro fez, não teriam pecado mas agora, não somente viram, mas também odiaram tanto a mim como a meu Pai.
25) Mas isto é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.
26) Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim
27) e também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.
1) Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis.
2) Expulsar-vos-ão das sinagogas ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus.
3) E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.
4) Mas tenho-vos dito estas coisas, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que eu vo-las tinha dito. Não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco.
5) Agora, porém, vou para aquele que me enviou e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
6) Antes, porque vos disse isto, o vosso coração se encheu de tristeza.