Esboço de 1Crônicas

Análise nº 13
Mensagem: Deus, como Senhor e Soberano, abençoando a obediência e punindo a desobediência
Palavra chave: “Tu reinas sobre tudo”
INTRODUÇÃO GERAL
AUTOR
Indeterminado. Crê-se que tenha sido revisado por Esdras, 1 e 2 Crônicas são um só livro no texto hebraico.
ÉPOCA
Provavelmente tenha sido escrito durante ou logo após o cativeiro. Pode ser visto como:
UM SUPLEMENTO aos livros de 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis. Algumas das descrições históricas são quase idênticas às dos livros anteriores.
PARTICULARIDADES
Os livros de Samuel e de Reis se referem a eventos de ambos os reinos, enquanto Crônicas se ocupa quase exclusivamente com a história de Judá.
PENSAMENTO CENTRAL
A soberania de Deus, 4:9-105:2011:1412:1814:2,10,14-15.
PERSONAGEM CENTRAL: Davi.
ANALISE DO LIVRO
I.
·         (1) Genealogias, caps. 1-9.
·         (2) Derrota e morte de Saul, cap. 10.
II. O reinado de Davi.
·         (1) Sua ascensão ao trono, a tomada de Jerusalém, seus homens e seus poderosos exércitos, caps. 11-12.
·         (2) Seu erro de tentar transportar a arca em um carro novo, cap. 13.
·         (3) Sua vitória sobre os filisteus, cap. 14.
·         (4) A arca trazida a Jerusalém, cap. 15.
·         (5) A grande festa de regozijo, cap. 16.
·         (6) O desejo do rei de construir um templo para o Senhor não lhe foi concedido, cap. 17.
·         (7) As grandes vitórias militares, caps. 18-20.
·         (8) O censo pecaminoso, cap. 21.
·         (9) A preparação dos materiais para o templo e a sua construção a cargo de Salomão, cap. 22.
·         (10) A posterior organização dos assuntos do reino, caps. 3-27.
·         (11) Ultimas instruções de Davi ao povo e a seu filho Salomão; Salomão se torna rei, caps. 28-29; morte de Davi, 29:28.
PORÇÕES SELETAS
·         (1) A oração de Jabez, 4:10.
·         (2) Davi derrama a água do poço de Belém, 11:17-19.
·         (3) O salmo de Davi, 16:7-36.
·         (4) Descrição do coro e da orquestra de Davi, cap. 25.
·         (5) última bênção e oração de Davi, 29:10-19.
UM LIVRO CONFUSO
O ilustre escocês Edward Irwing referiu-se a este livro como o “Livro Enigmático das Crônicas”. Uma grande maioria dos estudantes da Bíblia, concorda com ele e confessa que pouco encontra para se esclarecer nesses dois livros das “Crônicas”; ao contrário, há muito ali para os confundir. Convém salientar que se um livro da Bíblia nos parece insípido e desinteressante é, simplesmente, porque não se encontro, ainda, a chave para estudá-lo.
PONTOS PARA SALIENTAR
1.  Estudiosos das Escrituras notam uma perfeita semelhança no estilo e linguagem dos dois livros de “Crônicas” com os de “Esdras” e “Neemias”; concluindo que Esdras teria escrito os livros das “Crônicas”, e o fez durante o cativeiro babilônico.
2.  Enquanto os livros de “Samuel” e “Reis” tratam dos reinos de Judá e Israel, “Crônicas” se refere somente à Judá.
3.  O autor se empenha, em particular, em falar do Templo e seus ritos, ao invés de preocupar-se com guerras e reis. Respira-se um ambiente eclesiástico.
4.  Evidenciam-se as atividades do Senhor a favor de seu povo, 4:9,10 – 5:20,22 – 11:14 – 12:18 – 14:2,11,15 e 18:13.
5.  A justiça nos juízos do Senhor, aparece em 5:25,26 – 6:15 – 9:1 – 10:13,14 – 15:2,13 e 21:19 (Nota: Diz-se do Senhor que é Ele mesmo que está agindo).
SUPLEMENTO
Os tradutores gregos deram aos livros das “Crônicas” o título de “Coisas omitidas”. Notaram que muitas informações colhidas nestes livros, não as haviam encontrado em nenhum outro livro histórico, e dando-lhes este título, queriam , com isso, significar que as “Crônicas” eram suplementos aos livros de “Samuel” e “Reis. Fora de dúvida que, muitas informações adicionais estão nestes livros. Exemplos:
1) a genealogia de Judá se anima pelo episódio de Jabez, 4:9,10; um homem de oração que soube pedir muito e muito recebeu.
2) um ataque desferido contra os filisteus pelos de Efraim, estando ele ainda vivo (é possível que José ainda vivesse – Gên. 50:23) e de conseqüências desastrosas, 7:21. Presume-se que, data deste incidente, a contenda entre os filisteus e israelitas.
3) a construção de uma casa temporária para a Arca, por Davi, 15:1 e 16:1, até que se construísse o Tempo. Este cuidado se repetirá antes da edificação do Tempo que ainda será construído. Atos 15:16,17 com Ezequiel 40 a 46.
4) a idade, com a qual os levitas iniciavam seu ministério; era originalmente 30 anos, (Núm. 4:3), idade mudada para 25 anos, pelo Senhor (Núm. 8:24) e, reduzida para 20 anos, por Davi (I Crônicas 23:27). Porém estes dois livros são muito mais do que simples suplementos aos outros livros históricos.
O RASTO
Na realidade são uma obra independente, na qual a história do povo escolhido é narrada, novamente, num estilo diferente e de um ponto de vista novo. Enquanto os acontecimentos que se evocam são os mesmo, são vistos dum ângulo diferente. Em Samuel e Reis, temos o relato histórico, aqui temos o conceito de Deus a respeito desses fatos, que se naqueles livros são considerados à vista dos homens, aqui se julgam à vista de Deus.
AS ILUSTRAÇÕES
Frisemos uns fatos, em abono e ilustrando esta afirmativa:
1)  Em I Samuel 31, conta-se, simplesmente, que os filisteus mataram Saul; em I Crônicas 10:1-14 somos informados que Deus o matou. A razão é explicada nesse passo bíblico, e assim, os filisteus se tornaram mais uma vez os executores de Deus.
2)  Em Samuel somente num capítulo (II Samuel 6) vem a narração da remoção da Arca para Jerusalém, mas nas Crônicas temos 3 (I Crônicas 13-15 e 16), ainda nas Crônicas somos inteirados da razão porque Deus matou Uzá e da confissão de Davi (15:2,13), não há referência em nenhum outro livro.
3)  Dois capítulos em Samuel (II Samuel 11 e 12) tratam exclusivamente, e em detalhes, do grande pecado de Davi, mas nas Crônicas não temos nenhuma citação desse pecado. E, isso está em plena conformidade com o caráter de Deus. Quando Ele perdoa, esquece! Bendito seja o Seu Santo nome! Há, no entanto, uma referência ao segundo grande pecado de Davi (I Crônicas 21:1), e isto para mostrar como e por quais meios ele deveria comprar o terreno para edificação do altar.
4)  No relato desses acontecimentos (I Crônicas 21) descerra-se a cortina e surge o incitador de Davi. Os outros livros silenciam neste assunto.
5)  II Samuel 2:8, chama ao filho de Saul, Isbosete; e Abner o faz rei de Israel. Mas em I Crônicas *;33, aprendemos que esse filho de Saul tinha o nome de Es-Baal, isto é, “homem de Baal”. Este filho, por certo, nasceu depois da apostasia de Sal e, seu nome idólatra, revela que Saul começara a inclinar-se para Baal. Isto se revela só neste livro que o narra na sua íntima e profunda realidade.
Neste livro, Jacó é sempre chamado pelo seu nome espiritual: Israel (1:34 e 2:1).
ANÁLISE
(1) GENEALOGIAS - Caps 1-9
O livro começa com um esboço da história primitiva, de Adão a Davi.
Notar: habitando com o Rei, necessário estar atento no Seu serviço. 4:23
(2) SAUL - Cap. 10
         Recorda-se, apenas, a derrota e morte de Saul.
Não há referência dele como rei que foi em Israel
(3) DAVI - Caps. 11-20 
a)       Davi e seus valentes. 11-12
b)       Davi e a Arca. 13-15-16
c)       Davi e sua prosperidade. 14
d)       Davi e seu desejo de edificar o Templo. 17
Davi e sua vitória. 18-20
(4) TEMPLO - Caps. 21-29
a)       Quem orientou a compra do terreno. 21
b)       O material preparado. 22
c)       A organização dos sacerdotes e levitas. 23-26:23
d)       A organização dos oficiais de estado. 26:28-27
Últimas cenas da vida de Davi. 28-29
MENSAGEM
No livro de Crônicas, do início ao fim, procura-se engrandecer a Deus e dar-lhe merecida soberania em Israel, e ainda que, muitas vezes, ignorado e desobedecido, Ele é sempre Senhor e Soberano. “Tu reinas sobre tudo”. Aqui vemos o Senhor cuidando daqueles que nEle confiam e O servem. Aqui se revela o verdadeiro instigador ao pecado. Aqui a severidade divida é justificada e Deus é glorificado nos Seus caminhos e obras. Apesar do dilúvio de iniquidades, Ele se assenta como Rei. Por este livro, compreende-se a história de Israel do ponto de vista celeste. Lembrando isto e o fato de ter sido escrito no cativeiro em Babilônica, avalia-se a oportunidade e o poder desta mensagem.