Análise nº 12
Frase-chave: "Segundo a Palavra do Senhor"
Mensagem: O cumprimento da Palavra de Deus é fiel e segura com relação ao santo e ao pecador.
INTRODUÇÃO GERAL
AUTOR: Desconhecido
TEMA PRINCIPAL: A história dos reinos de Israel e Judá, desde a última parte do reinado de Acazias em Israel, e de Jorão em Judá, até o tempo dos cativeiros. Quanto a história de Israel, é esta um quadro sombrio de governantes degenerados e de gente pecadora, que resultou na escravidão. O reino de Judá também se estava degradando, mas o juízo não o atingiu tão depressa devido à influência de um número de reis bons que reinaram durante este período. Em sua maior parte o livro centraliza-se nas vidas dos profetas Elias e Eliseu.
MENSAGEM ESPIRITUAL: A influência poderosa dos governantes sobre uma nação.
SINOPSE: O livro pode ser dividido em três partes.
I. Principalmente, a história dos últimos dias de Elias.
· (1) Pede fogo do céu para destruir a seus inimigos, 1:9-12. · (2) A divisão do rio Jordão, 2:8. · (3) Sua transladação, 2:11. II. Principalmente a história de Eliseu.
· (1) Pede uma porção dobrada de graça, 2:9. · (2) Divide o Jordão, 2:14. · (4) Amaldiçoa os rapazes que zombaram dele, 2:23-24. · (5) Consegue água para um exército, 3:15-20. · (6) Aumenta o azeite da viúva, 4:1-7. · (7) Ressuscita a um menino, 4:18-37. · (8) Purifica o alimento nocivo, 4:38-41. · (9) Alimenta a multidão, 4:42-44. · (10) Sara a Naamã, o leproso, 5:5-15. · (11) Faz que Gezi fique leproso, 5:20-27. · (12) Faz flutuar o ferro de um machado, 6:1-7. · (13) Revela os planos do rei da Síria, cap. 6. · (14) Provoca cegueira nos sírios, 6:18-20. · (15) Profetiza abundância para uma cidade açoitada pela fome, 7:1-18. · (16) Garante à mulher sunamita a restauração da sua terra, 8:3-6. · (17) Profetiza a exaltação de Hazael, 8:7-15. · (18) Ordena a unção de Jeú como rei, 9:1-6. · (19) Conserva o poder profético até em seu leito de morte, 13:14-19. · (20) O poder divino se manifesta em seu túmulo, mesmo após a sua morte, 13:20-21. O segredo de seu poder seu desejo de receber porção dobrada de graça o capacitou a viver numa atitude de contínua vitoria. III. Outros eventos notáveis na história de Judá e Israel.
· (1) A execução do juízo divino de Jeú sobre Jorão, Acazias, Jezabel, setenta dos filhos de Acabe e os adoradores de Baal, caps. 9-10. · (3) Os reinados de reis perversos em Israel, seguidos pelo cativeiro das dez tribos, caps. 13-17. · (5) O perverso reinado de Manassés, cap. 21. · (7) Uma série de reis perversos em Judá conduzem ao cativeiro da nação e à destruição de Jerusalém, cap.25.
ORIGINALMENTE, UM LIVRO
· No original hebraico, I e II Reis formavam apenas um livro, assim como, I e II Samuel e I e II Crônicas. Foram divididos em 2 livros pelos tradutores da Setuaginta, quando traduziram o Velho Testamento para o grego. A explicação dada é que a língua grega requer, pelo menos, um terço mais de espaço do que o hebraico, daí o serem forçados a dividi-los, ou porque os rolos fossem de comprimento limitado, ou então, para facilitar o seu uso.
· Com isto em mente, notai a ordem perfeita dos dois livros, como a indica o Dr. Bullinger: "Os livros principiam com o rei Davi, e terminam com o rei de Babilônia; começaram com a dedicação do Templo, e terminam com a destruição do mesmo; abrem-se com o primeiro sucessor de Davi, e se encerram com o último sucessor de Davi, libertado da casa de servidão".
O ESCOPO DO LIVRO
· II Reis contém a história de Israel e de Judá, desde Acabe até o cativeiro, num período de mais ou menos 300 anos.
· A primeira parte do livro ocupa-se, quase que exclusivamente, com a narração dos atos de Eliseu durante seus 66 anos de ministério. O livro registra 16 milagres de Eliseu, ao passo que Elias operou apenas 8. A história de Eliseu é quase que, inteiramente, a descrição dos seus milagres e estes são quase todos obras de beneficência. (Veja-se, 2:14, 21, 24 - 3:20 - 4:1-6, 16, 17, 35, 41, 43 - 5:20, 27 - 6:6, 17, 18, 20 e 13:21). · A segunda parte do livro descreve os eventos surgidos com a queda de Samaria e o cativeiro de Israel, a queda de Jerusalém e o cativeiro de Judá.
· Israel contou com 19 reis sem que um só fosse bom! No entanto Judá foi governado por 19 reis e 1 rainha, dos quais 8 foram bons.
· Notai:
o um dos melhores reis de Judá, Ezequias, era pai do pior dos reis, (21);
o a notável referência ao nome de Josias, 23:35; o por quão pouco faltavam perecer o único sobrevivente da linha real davidica (11:1-3) e a única copia existente da Lei (22:8-20). O ESCOPO DO LIVRO
Este livro é rico em palavras chave.
· A frase "Homem de Deus" encontra-se 36 vezes neste livro, mais do que em qualquer outro da Bíblia. Deus possuía suas testemunhas corajosas naqueles dias.
· A triste e trágica sentença: "E fez o que parecia mal aos olhos do Senhor", encontra-se 21 vezes, 3:2 - 8:18 - 12:2, 11 - 14:24 - 15:9, 18, 24, 28 - 16:2 - 17:2, 17 - 21:2, 6, 15, 16, 20 - 23:32, 37 - 24:9, 19. O que fizeram, esses reis, foi considerado direito segundo o conceito dos homens, mas, segundo a regra de Deus, - a regra divina da fé e da prática - estava errado. · Graças a Deus, encontramos, também, a declaração contrária: "E fez o que era reto aos olhos do Senhor", embora somente 8 vezes, 3:18 -13:2 - 14:3 - 15:3, 34 - 18:3 - 20:3 e 22:2. A MENSAGEM
Tive o trabalho de anotar essas referências, porque o estudo das mesmas põe em evidência a mensagem do livro. A norma divina para adoração e sua moralidade tem sido violadas. Por isso, o Senhor enviou seus "Homens de Deus" para exortar e, se possível, reconduzir o desviado a Deus. Eles vieram com um "Assim diz o Senhor". Falhando, o homem, apesar disto, fez com que a ira de Deus se acendesse contra ele, e o entregou ao inimigo. Em tudo isto, Deus cumpriu Sua Palavra.
ANÁLISE
O livro nos oferece um gráfico das emoções do Senhor, oriundas do tratamento vil que recebeu de Israel, como se verá na análise seguinte.
(1) FIM DO MINISTÉRIO DE ELIAS - Caps. 1:1 - 2:2
DEUS IGNORADO
· A conduta vil do rei, 1:1, 2 · A mensagem e livramento de Elias, 1:3 e 16 · Transladação de Elias, 2:1-11 (2) O LONGO MINISTÉRIO DE ELISEU
DEUS ESCARNECIDO - Caps. 2:12-25
· "Sobe calvo", uma referência blasfema à transladação de Elias, escarnecendo o ato de Deus, 2:23 · O castigo dos escarnecedores, 2:24 DEUS IRADO - Caps. 3:1 - 13:21
· O longo Ministério de Eliseu - 66 anos
· Reis de Judá:
o Josafá - bom
o Jeorão - bom
o Acazias - mau
o Joás - bom
· Reis de Israel:
o Jorão - mau
o Jeorão - mau
o Jeocaz - mau
o Jeoás - mau
(3) DESAPARECE ISRAEL
DEUS COMPADECIDO - Caps. 13:22 - 16
· Reis de Judá:
o Amazias - bom
o Uzias - bom
o Jotão - bom
o Acaz - mau
· Reis de Israel:
o Jeroboão II - mau
o Zacarias - mau
o Salum - mau
o Menaem - mau
o Pecaias - mau
o Peca - mau
DEUS, SUA GRANDE IRA - Cap. 17
· Último rei de Israel: Oséias - mau
· Neste capítulo surge um inquérito sobre o mal que determinou a queda da nação.
· Notar a força de expressão no verso 23
(4) DESAPARECE JUDÁ - Caps. 18:1-25
DEUS, SUA CÓLERA VIOLENTA
· Muito devemos a Ezequias (V. análise, nos Salmos)
· Reis de Judá:
o Ezequias - bom
o Manassés - mau
o Amom - mau
o Josias - bom
o Jeocaz - mau
o Eliaquim - mau
o Jeoioquim - mau
o Zedequias - mau