Eclesiastes 8:16-9:12

Mistérios dos atos de Deus

16) Quando apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria, e a ver o trabalho que se faz sobre a terra (pois homens há que nem de dia nem de noite conseguem dar sono aos seus olhos),
17) então contemplei toda obra de Deus, e vi que o homem não pode compreender a obra que se faz debaixo do sol pois por mais que o homem trabalhe para a descobrir, não a achará embora o sábio queira conhecê-la, nem por isso a poderá compreender.
1) Deveras a tudo isto apliquei o meu coração, para claramente entender tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus se é amor ou se é ódio, não o sabe o homem tudo passa perante a sua face.
2) Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao mau, ao puro e ao impuro assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica assim ao bom como ao pecador ao que jura como ao que teme o juramento.
3) Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: que a todos sucede o mesmo. Também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade há desvarios no seu coração durante a sua vida, e depois se vão aos mortos.
4) Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança porque melhor é o cão vivo do que o leão morto.
5) Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
6) Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
7) Vai, pois, come com alegria o teu pão .e bebe o teu vinho com coração contente pois há muito que Deus se agrada das tuas obras.
8) Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
9) Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol.
10) Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
11) Observei ainda e vi que debaixo do sol não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a peleja, nem tampouco dos sábios o pão, nem ainda dos prudentes a riqueza, nem dos entendidos o favor mas que a ocasião e a sorte ocorrem a todos.
12) Pois o homem não conhece a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede maligna, e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando este lhes sobrevém de repente.