Eclesiastes 2.18-26

O fracasso da materialismo.

18) Também eu aborreci todo o meu trabalho em que me afadigara debaixo do sol, visto que tenho de deixá-lo ao homem que virá depois de mim.
19) E quem sabe se será sábio ou estulto? Contudo, ele se assenhoreará de todo o meu trabalho em que me afadiguei, e em que me houve sabiamente debaixo do sol também isso é vaidade.
20) Pelo que eu me volvi e entreguei o meu coração ao desespero no tocante a todo o trabalho em que me afadigara debaixo do sol.
21) Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, e ciência, e destreza contudo, deixará o fruto do seu labor para ser porção de quem não trabalhou nele também isso é vaidade e um grande mal.
22) Pois, que alcança o homem com todo o seu trabalho e com a fadiga em que ele anda trabalhando debaixo do sol?
23) Porque todos os seus dias são dores, e o seu trabalho é vexação nem de noite o seu coração descansa. Também isso é vaidade.
24) Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer que a sua alma goze do bem do seu trabalho. Vi que também isso vem da mão de Deus.
25) Pois quem pode comer, ou quem pode gozar. melhor do que eu?
26) Porque ao homem que lhe agrada, Deus dá sabedoria, e conhecimento, e alegria mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dá-lo àquele que agrada a Deus: Também isso é vaidade e desejo vão.