Eclesiastes 2.1-11

O fracasso do hedonismo: O prazer não tem sentido em si mesmo.

1) Disse eu a mim mesmo: Ora vem, eu te provarei com a alegria portanto goza o prazer mas eis que também isso era vaidade.
2) Do riso disse: Está doido e da alegria: De que serve estar.
3) Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne, sem deixar de me guiar pela sabedoria, e como me apoderar da estultícia, até ver o que era bom que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu, durante o número dos dias de sua vida.
4) Fiz para mim obras magníficas: edifiquei casas, plantei vinhas
5) fiz hortas e jardins, e plantei neles árvores frutíferas de todas as espécies.
6) Fiz tanques de águas, para deles regar o bosque em que reverdeciam as árvores.
7) Comprei servos e servas, e tive servos nascidos em casa também tive grandes possessões de gados e de rebanhos, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.
8) Ajuntei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens, concubinas em grande número.
9) Assim me engrandeci, e me tornei mais rico do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém perseverou também comigo a minha sabedoria.
10) E tudo quanto desejaram os meus olhos não lho neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma pois o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e isso foi o meu proveito de todo o meu trabalho.
11) Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol.