Eclesiastes 3.16-22

Inutilidade de um fim igual a criaturas desiguais.

16) Vi ainda debaixo do sol que no lugar da retidão estava a impiedade e que no lugar da justiça estava a impiedade ainda.
17) Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio porque há um tempo para todo propósito e para toda obra.
18) Disse eu no meu coração: Isso é por causa dos filhos dos homens, para que Deus possa prová-los, e eles possam ver que são em si mesmos como os brutos.
19) Pois o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos brutos uma e a mesma coisa lhes sucede como morre um, assim morre o outro todos têm o mesmo fôlego e o homem não tem vantagem sobre os brutos porque tudo é vaidade.
20) Todos vão para um lugar todos são pó, e todos ao pó tornarão.
21) Quem sabe se o espírito dos filhos dos homens vai para cima, e se o espírito dos brutos desce para a terra?
22) Pelo que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras porque esse é o seu quinhão pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?