1Reis 9:1-14

O Senhor aparece a Salomão pela segunda vez

1) Sucedera pois que, tendo Salomão acabado de edificar a casa do Senhor, e a casa do rei, e tudo quanto lhe aprouve fazer,
2) apareceu-lhe o Senhor segunda vez, como lhe tinha aparecido em Gibeão.
3) E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração e a tua súplica, que fizeste perante mim santifiquei esta casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias.
4) Ora, se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com eqüidade, fazendo conforme tudo o que te ordenei, e guardando os meus estatutos e as minhas ordenanças,
5) então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre, como prometi a teu pai Davi, dizendo: Não te faltará varão sobre o trono de Israel.
6) Se, porém, vós e vossos filhos de qualquer maneira vos desviardes e nao me seguirdes, nem guadardardes os meus mandamentos e os meus estatutos, que vos tenho proposto, mas fordes, e servirdes a outros deuses, curvando-vos perante eles,
7) então exterminarei a Israel da terra que lhe dei e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença, e Israel será por provérbio e motejo entre todos os povos.
8) E desta casa, que é tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará e assobiará, e dirá: Por que fez o Senhor assim a esta terra e a esta casa?
9) E lhe responderão: E porque deixaram ao Senhor seu Deus, que tirou da terra do Egito a seus pais, e se apegaram a deuses alheios, e perante eles se encurvaram, e os serviram por isso o Senhor trouxe sobre eles todo este mal.
10) Ao fim dos vinte anos em que Salomão edificara as duas casas, a casa do Senhor e a casa do rei,
11) como Hirão, rei de Tiro, trouxera a Salomão madeira de cedro e de cipreste, e ouro segundo todo o seu desejo, deu o rei Salomão a Hirão vinte cidades na terra da Galiléia.
12) Hirão, pois, saiu de Tiro para ver as cidades que Salomão lhe dera porém não lhe agradaram.
13) Pelo que disse: Que cidades são estas que me deste, irmão meu? De sorte que são chamadas até hoje terra de Cabul.
14) Hirão enviara ao rei cento e vinte talentos de ouro.