1Reis 8:12-21

Salomão fala ao povo

12) Então falou Salomão: O Senhor disse que habitaria na escuridão.
13) Certamente te edifiquei uma casa para morada, assento para a tua eterna habitação.
14) Então o rei virou o rosto, e abençoou toda a congregação de Israel e toda a congregação ficou em pe.
15) E disse Salomão: Bendito seja e Senhor, Deus de Israel, que falou pela sua boca a Davi, meu pai, e pela sua mão cumpriu a palavra que disse:
16) Desde o dia em que eu tirei do Egito o meu povo Israel, não escolhi cidade alguma de todas as tribos de Israel para se edificar ali uma casa em que estivesse o meu nome porém escolhi a Davi, para que presidisse sobre o meu povo Israel.
17) Ora, Davi, meu pai, propusera em seu coração edificar uma casa ao nome de Senhor, Deus de Israel.
18) Mas o Senhor disse a Davi, meu pai: Quanto ao teres proposto no teu coração o edificar casa ao meu nome, bem fizeste em o propor no teu coração.
19) Todavia, tu não edificarás a casa porém teu filho, que sair de teus lombos, esse edificará a casa ao meu nome.
20) E o Senhor cumpriu a palavra que falou porque me levantei em lugar de Davi, meu pai, e me assentei no trono de Israel, como falou o Senhor, e edifiquei uma casa, ao nome do Senhor, Deus de Israel.
21) E ali constituí lugar para a arca em que está o pacto do Senhor, que ele fez com nossos pais quando os tirou da terra de Egito.