1Reis 21:17-29

Deus manda Elias ameaçar a Acabe

17) Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo:
18) Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samária. Eis que está na vinha de Nabote, aonde desceu a fim de tomar posse dela.
19) E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, lamberão também o teu próprio sangue.
20) Ao que disse Acabe a Elias: Já me achaste, ó inimigo meu? Respondeu ele: Achei-te porque te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor.
21) Eis que trarei o mal sobre ti lançarei fora a tua posteridade, e arrancarei de Acabe todo homem, escravo ou livre, em Israel
22) e farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías, por causa da provocação com que me provocaste à ira, fazendo Israel pecar.
23) Também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.
24) Quem morrer a Acabe na cidade, os cães o comerão e o que lhe morrer no campo, as aves do céu o comerão.
25) (Não houve, porém, ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, sendo instigado por Jezabel, sua mulher.
26) E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel.)
27) Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, cobriu de saco a sua carne, e jejuou e jazia em saco, e andava humildemente.
28) Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo:
29) Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei o mal enquanto ele viver, mas nos dias de seu filho trarei o mal sobre a sua casa.