1Reis 15.33-16.7

O reinado mau de Baasa em Israel

33) No terceiro ano de Asa, rei de Judá, Baasa, filho de Aías, começou a reinar sobre todo o Israel em Tirza, e reinou vinte e quatro anos.
34) E fez o que era mau aos olhos do Senhor, andando no caminho de Jeroboão e no seu pecado com que tinha feito Israel pecar.
1) Então veio a palavra do Senhor a Jeú, filho de Hanâni, contra Baasa, dizendo:
2) Porquanto te exaltei do pó, e te constituí chefe sobre o meu povo Israel, e tu tens andado no caminho de Jeroboão, e tens feito o meu povo Israel pecar, provocando-me à ira com os seus pecados,
3) eis que exterminarei os descendentes de Baasa, e os descendentes da casa dele sim, tornarei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate.
4) Quem morrer a Baasa na cidade, comê-lo-ão os cães e o que lhe morrer no campo, comê-lo-ão as aves do céu.
5) Quanto ao restante dos atos de Baasa, e ao que fez, e ao seu poder, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Israel?
6) E Baasa dormiu com seus pais, e foi sepultado em Tirza. Então Elá, seu filho, reinou em seu lugar.
7) Assim veio também a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Jeú, filho de Hanâni, contra Baasa e contra a casa dele, não somente por causa de todo o mal que fizera aos olhos do Senhor, de modo a provocá-lo à ira com a obra de suas mãos, tornando-se como a casa de Jeroboão, mas também porque exterminara a casa de Jeroboão.