1Reis 12:1-15

Roboão causa separação entre as tribos

1) Foi então Roboão para Siquém, porque todo o Israel se congregara ali para fazê-lo rei.
2) E Jeroboão, filho de Nebate, que estava ainda no Egito, para onde fugira da presença do rei Salomão, ouvindo isto, voltou do Egito.
3) E mandaram chamá-lo Jeroboão e toda a congregação de Israel vieram, e falaram a Roboão, dizendo:
4) Teu pai agravou o nosso jugo agora, pois, alivia a dura servidão e o pesado juro que teu pai nos impôs, e nós te serviremos.
5) Ele lhes respondeu: Ide-vos até o terceiro dia, e então voltai a mim. E o povo se foi.
6) Teve o rei Roboão conselho com os anciãos que tinham assistido diante de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, e perguntou-lhes: como aconselhais vós que eu responda a este povo?
7) Eles lhe disseram: Se hoje te tornares servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, eles serão para sempre teus servos.
8) Ele, porém, deixou o conselho que os anciãos lhe deram, e teve conselho com os mancebos que haviam crescido com ele, e que assistiam diante dele,
9) perguntando-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me disse: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?
10) E os mancebos que haviam crescido com ele responderam-lhe: A este povo que te falou, dizendo: Teu pai fez pesado o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
11) Assim que, se meu pai vos carregou dum jugo pesado, eu ainda aumentarei o vosso jugo meu pai vos castigou com açoites eu, porém, vos castigarei com escorpiões.
12) Veio, pois, Jeroboão com todo o povo a Roboão ao terceiro dia, como o rei havia ordenado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.
13) E o rei respondeu ao povo asperamente e, deixando o conselho que os anciãos lhe haviam dado,
14) falou-lhe conforme o conselho dos mancebos, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda o aumentarei meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
15) O rei, pois, não deu ouvidos ao povo porque esta mudança vinha do Senhor, para confirmar a palavra que o Senhor dissera por intermédio de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.