1Reis 11:1-13

A idolatria de Salomão e a ira de Deus contra ele

1) Ora, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias,
2) das nações de que o Senhor dissera aos filhos de Israel: Não ireis para elas, nem elas virão para vós doutra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão, levado pelo amor.
3) Tinha ele setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas e suas mulheres lhe perverteram o coração.
4) Pois sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses e seu coração já não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como fora o de Davi, seu pai
5) Salomão seguiu a Astarete, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas.
6) Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do Senhor, e não perseverou em seguir, como fizera Davi, seu pai.
7) Nesse tempo edificou Salomão um alto a Quemós, abominação dos moabitas, sobre e monte que está diante de Jerusalém, e a Moleque, abominação dos amonitas.
8) E assim fez para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a seus deuses.
9) Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão, porquanto e seu coração se desviara do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera,
10) e lhe ordenara expressamente que não seguisse a outros deuses. Ele, porém, não guardou o que o Senhor lhe ordenara.
11) Disse, pois, o Senhor a Salomão: Porquanto houve isto em ti, que não guardaste a meu pacto e os meus estatutos que te ordenei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.
12) Contudo não o farei nos teus dias, por amor de Davi, teu pai da mão de teu filho o rasgarei.
13) Todavia não rasgarei o reino todo mas uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor de Jerusalém, que escolhi.