1Reis 10:14-29

As riquezas de Salomão

14) Ora, o peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro,
15) além do que vinha dos vendedores ambulantes, e do tráfico dos negociantes, e de todos as reis da Arábia, e dos governadores do país.
16) Também o rei Salomão fez duzentos paveses de ouro batido de seiscentos siclos de ouro mandou fazer cada pavês
17) do mesmo modo fez também trezentos escudos de ouro batido de três minas de auro mandou fazer cada escudo. Então e rei os pôs na casa do bosque de Líbano.
18) Fez mais o rei um grande trono de marfim, e o revestiu de ouro puríssimo.
19) Tinha o trono seis degraus, e o alto do trono era redondo pelo espaldar de ambos os lados tinha braços junto ao assento, e dois leões em pé junto aos braços.
20) E sobre os seis degraus havia doze leões de ambos os lados outro tal não se fizera em reino algum.
21) Também todos os vasos de beber de rei Salomão eram de ouro, e todos os vasos da casa do bosque do Líbano eram de ouro puro não havia nenhum de prata, porque nos dias de Salomão a prata não tinha estimação alguma.
22) Porque o rei tinha no mar uma frota de Társis, com a de Hirão de três em três anos a frota de Társis voltava, trazendo ouro e prata, marfim, bugios e pavões.
23) Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria.
24) E toda a terra buscava a presença de Salomão para ouvir a sabedoria que Deus lhe tinha posto no coração.
25) Cada um trazia seu presente, vasos de prata, vasos de ouro, vestidos, armaduras, especiarias, cavalos e mulas isso faziam cada ano.
26) Também ajuntou Salomão carros e cavaleiros, de sorte que tinha mil e quatrocentos carros e doze mil cavaleiros, e os distribuiu pelas cidades dos carros, e junto ao rei em Jerusalém.
27) E o rei tornou a prata tão comum em Jerusalém como as pedras, e os cedros tantos em abundância como os sicômoros que há pelas campinas.
28) Os cavalos que Salomão tinha eram trazidos do Egito e de Coa os mercadores do rei os recebiam de Coa por preço determinado.
29) E subia e saía um carro do Egito por seiscentos siclos de prata, e um cavalo por cento e cinqüenta e assim, por intermédio desses mercadores, eram exportados para todos os reis dos heteus e para os reis da Síria.