1Samuel 14:1-23

A vitória de Jônatas sobre os filisteus

1) Sucedeu, pois, um dia, que Jônatas, filho de Saul, disse ao seu escudeiro: Vem, passemos à guarnição dos filisteus, que está do outro lado. Mas não o fez saber a seu pai.
2) Ora Saul estava na extremidade de Gibeá, debaixo da romeira que havia em Migrom e o povo que estava com ele era cerca de seiscentos homens
3) e Aíja, filho de Aitube, irmão de Icabô, filho de Finéias, filho de Eli, sacerdote do Senhor em Siló, trazia o éfode. E o povo não sabia que Jônatas tinha ido.
4) Ora, entre os desfiladeiros pelos quais Jônatas procurava chegar à guarnição dos filisteus, havia um penhasco de um e de outro lado o nome de um era Bozez, e o nome do outro Sené.
5) Um deles estava para o norte defronte de Micmás, e o outro para o sul defronte de Gibeá.
6) Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos porventura operará o Senhor por nós, porque para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.
7) Ao que o seu escudeiro lhe respondeu: Faze tudo o que te aprouver segue, eis-me aqcaustos e sacrifícios ao Senhor.
8) Disse Jônatas: Eis que passaremos àqueles homens, e nos descobriremos a eles.
9) Se nos disserem: Parai até que cheguemos a vós então ficaremos no nosso lugar, e não subiremos a eles.
10) Se, porém, disserem: Subi a nós então subiremos, pois o Senhor os entregou em nossas mãos isso nos será por sinal.
11) Então ambos se descobriram à guarnição dos filisteus, e os filisteus disseram: Eis que já os hebreus estão saindo das cavernas em que se tinham escondido.
12) E os homens da guarnição disseram a Jônatas e ao seu escudeiro: Subi a nós, e vos ensinaremos uma coisa. Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Sobe atrás de mim, porque o Senhor os entregou na mão de Israel.
13) Então trepou Jônatas de gatinhas, e o seu escudeiro atrás dele e os filisteus caíam diante de Jônatas, e o seu escudeiro os matava atrás dele.
14) Esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu escudeiro mataram uns vinte homens, deu-se dentro de meia jeira de terra.
15) Pelo que houve tremor no arraial, no campo e em todo o povo também a própria guarnição e os saqueadores tremeram e até a terra estremeceu de modo que houve grande pânico.
16) Olharam, pois, as sentinelas de Saul e Gibeá de Benjamim, e eis que a multidão se derretia, fugindo para cá e para lá.
17) Disse então Saul ao povo que estava com ele: Ora, contai e vede quem é que saiu dentre nós: E contaram, e eis que nem Jônatas nem o seu escudeiro estava ali.
18) Então Saul disse a Aíja: Traze aqui a arca de Deus. Pois naquele dia estava a arca de Deus com os filhos de Israel.
19) E sucedeu que, estando Saul ainda falando com o sacerdote, o alvoroço que havia no arraial dos filisteus ia crescendo muito pelo que disse Saul ao sacerdote: Retira a tua mão.
20) Então Saul e todo o povo que estava com ele se reuniram e foram à peleja e eis que dentre os filisteus a espada de um era contra o outro, e houve mui grande derrota.
21) Os hebreus que estavam dantes com os filisteus, e tinham subido com eles ao arraial, também se ajuntaram aos israelitas que estavam com Saul e Jônatas.
22) E todos os homens de Israel que se haviam escondido na região montanhosa de Efraim, ouvindo que os filisteus fugiam, também os perseguiram de perto na peleja.
23) Assim o Senhor livrou a Israel naquele dia, e a batalha passou além de Bete-Aven.