1Samuel 14:24-35

O atrevido voto de Saul

24) Ora, os homens de Israel estavam já exaustos naquele dia, porquanto Saul conjurara o povo, dizendo: Maldito o homem que comer pão antes da tarde, antes que eu me vingue de meus inimigos. Pelo que todo o povo se absteve de comer.
25) Mas todo o povo chegou a um bosque, onde havia mel à flor da terra.
26) Chegando, pois, o povo ao bosque, viu correr o mel todavia ninguém chegou a mão à boca, porque o povo temia a conjuração.
27) Jônatas, porém, não tinha ouvido quando seu pai conjurara o povo pelo que estendeu a ponta da vara que tinha na mão, e a molhou no favo de mel e, ao chegar a mão à boca, aclararam-se-lhe os olhos.
28) Então disse um do povo: Teu pai solenemente conjurou o povo, dizendo: Maldito o homem que comer pão hoje. E o povo ainda desfalecia.
29) Pelo que disse Jônatas: Meu pai tem turbado a terra ora vede como se me aclararam os olhos por ter provado um pouco deste mel.
30) Quanto maior não teria sido a derrota dos filisteus se o povo hoje tivesse comido livremente do despojo, que achou de seus inimigos?
31) Feriram, contudo, naquele dia aos filisteus, desde Micmás até Aijalom. E o povo desfaleceu em extremo
32) então o povo se lançou ao despojo, e tomou ovelhas, bois e bezerros e, degolando-os no chão, comeu-os com o sangue.
33) E o anunciaram a Saul, dizendo: Eis que o povo está pecando contra o Senhor, comendo carne com o sangue. Respondeu Saul: Procedestes deslealmente. Trazei-me aqui já uma grande pedra.
34) Disse mais Saul: Dispersai-vos entre e povo, e dizei-lhes: Trazei-me aqui cada um o seu boi, e cada um a sua ovelha e degolai-os aqui, e comei e não pequeis contra e Senhor, comendo com sangue. Então todo o povo trouxe de noite, cada um o seu boi, e os degolaram ali.
35) Então edificou Saul um altar ao Senhor este foi o primeiro altar que ele edificou ao Senhor.