João 6:22-40


O discurso aos falsos seguidores

22) No dia seguinte, a multidão que ficara no outro lado do mar, sabendo que não houvera ali senão um barquinho, e que Jesus não embarcara nele com seus discípulos, mas que estes tinham ido sós
23) (contudo, outros barquinhos haviam chegado a Tiberíades para perto do lugar onde comeram o pão, havendo o Senhor dado graças)
24) quando, pois, viram que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.
25) E, achando-o no outro lado do mar, perguntaram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?
26) Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
27) Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo.
28) Pergutaram-lhe, pois: Que havemos de fazer para praticarmos as obras de Deus?
29) Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
30) Perguntaram-lhe, então: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos e te creiamos? Que operas tu?
31) Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Do céu deu-lhes pão a comer.
32) Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do céu mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
33) Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
34) Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
35) Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.
36) Mas como já vos disse, vós me tendes visto, e contudo não credes.
37) Todo o que o Pai me dá virá a mim e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
38) Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39) E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.
40) Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia.