João 18:28-19:16


Julgamento perante Pilatos

28) Depois conduziram Jesus da presença de Caifás para o pretório era de manhã cedo e eles não entraram no pretório, para não se contaminarem, mas poderem comer a páscoa.
29) Então Pilatos saiu a ter com eles, e perguntou: Que acusação trazeis contra este homem?
30) Responderam-lhe: Se ele não fosse malfeitor, não to entregaríamos.
31) Disse-lhes, então, Pilatos: Tomai-o vós, e julgai-o segundo a vossa lei. Disseram-lhe os judeus: A nós não nos é lícito tirar a vida a ninguém.
32) Isso foi para que se cumprisse a palavra que dissera Jesus, significando de que morte havia de morrer.
33) Pilatos, pois, tornou a entrar no pretório, chamou a Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus?
34) Respondeu Jesus: Dizes isso de ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim?
35) Replicou Pilatos: Porventura sou eu judeu? O teu povo e os principais sacerdotes entregaram-te a mim que fizeste?
36) Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus entretanto o meu reino não é daqui.
37) Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
38) Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? E dito isto, de novo saiu a ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.
39) Tendes, porém, por costume que eu vos solte alguém por ocasião da páscoa quereis, pois, que vos solte o rei dos judeus?
40) Então todos tornaram a clamar dizendo: Este não, mas Barrabás. Ora, Barrabás era salteador.
1) Nisso, pois, Pilatos tomou a Jesus, e mandou açoitá-lo.
2) E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha sobre a cabeça, e lhe vestiram um manto de púrpura
3) e chegando-se a ele, diziam: Salve, rei dos judeus! e davam-lhe bofetadas.
4) Então Pilatos saiu outra vez, e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum.
5) Saiu, pois, Jesus, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis o homem!
6) Quando o viram os principais sacerdotes e os guardas, clamaram, dizendo: Crucifica-o! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós, e crucificai-o porque nenhum crime acho nele.
7) Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei, e segundo esta lei ele deve morrer, porque se fez Filho de Deus.
8) Ora, Pilatos, quando ouviu esta palavra, mais atemorizado ficou
9) e entrando outra vez no pretório, perguntou a Jesus: Donde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.
10) Disse-lhe, então, Pilatos: Não me respondes? não sabes que tenho autoridade para te soltar, e autoridade para te crucificar?
11) Respondeu-lhe Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado por isso aquele que me entregou a ti, maior pecado tem.
12) Daí em diante Pilatos procurava soltá-lo mas os judeus clamaram: Se soltares a este, não és amigo de César todo aquele que se faz rei é contra César.
13) Pilatos, pois, quando ouviu isto, trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Pavimento, e em hebraico Gabatá.
14) Ora, era a preparação da páscoa, e cerca da hora sexta. E disse aos judeus: Eis o vosso rei.
15) Mas eles clamaram: Tira-o! tira-o! crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso rei? responderam, os principais sacerdotes: Não temos rei, senão César.
16) Então lho entregou para ser crucificado.