Gênesis 47:1-12


Anuncia a chegada de Jacó ao Faraó

1) Então veio José, e informou a Faraó, dizendo: Meu pai e meus irmãos, com seus rebanhos e seu gado, e tudo o que têm, chegaram da terra de Canaã e estão na terra de Gósen.
2) E tomou dentre seus irmãos cinco homens e os apresentou a Faraó.
3) Então perguntou Faraó a esses irmãos de José: Que ocupação é a vossa Responderam-lhe: Nós, teus servos, somos pastores de ovelhas, tanto nós como nossos pais.
4) Disseram mais a Faraó: Viemos para peregrinar nesta terra porque não há pasto para os rebanhos de teus servos, porquanto a fome é grave na terra de Canaã agora, pois, rogamos-te permitas que teus servos habitem na terra de Gósen.
5) Então falou Faraó a José, dizendo: Teu pai e teus irmãos vieram a ti
6) a terra do Egito está diante de ti no melhor da terra faze habitar teu pai e teus irmãos habitem na terra de Gósen. E se sabes que entre eles há homens capazes, põe-nos sobre os pastores do meu gado.
7) Também José introduziu a Jacó, seu pai, e o apresentou a Faraó e Jacó abençoou a Faraó.
8) Então perguntou Faraó a Jacó: Quantos são os dias dos anos da tua vida?
9) Respondeu-lhe Jacó: Os dias dos anos das minhas peregrinações são cento e trinta anos poucos e maus têm sido os dias dos anos da minha vida, e não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais nos dias das suas peregrinações.
10) E Jacó abençoou a Faraó, e saiu da sua presença.
11) José, pois, estabeleceu a seu pai e seus irmãos, dando-lhes possessão na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara.
12) E José sustentou de pão seu pai, seus irmãos e toda a casa de seu pai, segundo o número de seus filhos.