Gênesis 30:25-36


Faz novo pacto com Labão

25) Depois que Raquel deu à luz a José, disse Jacó a Labão: Despede-me a fim de que eu vá para meu lugar e para minha terra.
26) Dá-me as minhas mulheres, e os meus filhos, pelas quais te tenho servido, e deixa-me ir pois tu sabes o serviço que te prestei.
27) Labão lhe respondeu: Se tenho achado graça aos teus olhos, fica comigo pois tenho percebido que o Senhor me abençoou por amor de ti.
28) E disse mais: Determina-me o teu salário, que to darei.
29) Ao que lhe respondeu Jacó: Tu sabes como te hei servido, e como tem passado o teu gado comigo.
30) Porque o pouco que tinhas antes da minha vinda tem se multiplicado abundantemente e o Senhor te tem abençoado por onde quer que eu fui. Agora, pois, quando hei de trabalhar também por minha casa?
31) Insistiu Labão: Que te darei? Então respondeu Jacó: Não me darás nada tornarei a apascentar e a guardar o teu rebanho se me fizeres isto:
32) Passarei hoje por todo o teu rebanho, separando dele todos os salpicados e malhados, e todos os escuros entre as ovelhas, e os malhados e salpicados entre as cabras e isto será o meu salário.
33) De modo que responderá por mim a minha justiça no dia de amanhã, quando vieres ver o meu salário assim exposto diante de ti: tudo o que não for salpicado e malhado entre as cabras e escuro entre as ovelhas, esse, se for achado comigo, será tido por furtado.
34) Concordou Labão, dizendo: Seja conforme a tua palavra.
35) E separou naquele mesmo dia os bodes listrados e malhados e todas as cabras salpicadas e malhadas, tudo em que havia algum branco, e todos os escuros entre os cordeiros e os deu nas mãos de seus filhos
36) e pôs três dias de caminho entre si e Jacó e Jacó apascentava o restante dos rebanhos de Labão.