Gênesis 29:31-30:24


Seus filhos com esposas e servas

31) Viu, pois, o Senhor que Léia era desprezada e tornou-lhe fecunda a madre Raquel, porém, era estéril.
32) E Léia concebeu e deu à luz um filho, a quem chamou Rúben pois disse: Porque o Senhor atendeu à minha aflição agora me amará meu marido.
33) Concebeu outra vez, e deu à luz um filho e disse: Porquanto o Senhor ouviu que eu era desprezada, deu-me também este. E lhe chamou Simeão.
34) Concebeu ainda outra vez e deu à luz um filho e disse: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Portanto lhe chamou Levi.
35) De novo concebeu e deu à luz um filho e disse: Esta vez louvarei ao Senhor. Por isso lhe chamou Judá. E cessou de ter filhos.
1) Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão eu morro.
2) Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel e disse: Porventura estou eu no lugar de Deus que te impediu o fruto do ventre?
3) Respondeu ela: Eis aqui minha serva Bila recebe-a por mulher, para que ela dê à luz sobre os meus joelhos, e eu deste modo tenha filhos por ela.
4) Assim lhe deu a Bila, sua serva, por mulher e Jacó a conheceu.
5) Bila concebeu e deu à luz um filho a Jacó.
6) Então disse Raquel: Julgou-me Deus ouviu a minha voz e me deu um filho pelo que lhe chamou Dã.
7) E Bila, serva de Raquel, concebeu outra vez e deu à luz um segundo filho a Jacó.
8) Então disse Raquel: Com grandes lutas tenho lutado com minha irmã, e tenho vencido e chamou-lhe Naftali.
9) Também Léia, vendo que cessara de ter filhos, tomou a Zilpa, sua serva, e a deu a Jacó por mulher.
10) E Zilpa, serva de Léia, deu à luz um filho a Jacó.
11) Então disse Léia: Afortunada! e chamou-lhe Gade.
12) Depois Zilpa, serva de Léia, deu à luz um segundo filho a Jacó.
13) Então disse Léia: Feliz sou eu! porque as filhas me chamarão feliz e chamou-lhe Aser.
14) Ora, saiu Rúben nos dias da ceifa do trigo e achou mandrágoras no campo, e as trouxe a Léia, sua mãe. Então disse Raquel a Léia: Dá-me, peço, das mandrágoras de teu filho.
15) Ao que lhe respondeu Léia: É já pouco que me hajas tirado meu marido? queres tirar também as mandrágoras de meu filho? Prosseguiu Raquel: Por isso ele se deitará contigo esta noite pelas mandrágoras de teu filho.
16) Quando, pois, Jacó veio à tarde do campo, saiu-lhe Léia ao encontro e disse: Hás de estar comigo, porque certamente te aluguei pelas mandrágoras de meu filho. E com ela deitou-se Jacó aquela noite.
17) E ouviu Deus a Léia, e ela concebeu e deu a Jacó um quinto filho.
18) Então disse Léia: Deus me tem dado o meu galardão, porquanto dei minha serva a meu marido. E chamou ao filho Issacar.
19) Concebendo Léia outra vez, deu a Jacó um sexto filho
20) e disse: Deus me deu um excelente dote agora morará comigo meu marido, porque lhe tenho dado seis filhos. E chamou-lhe Zebulom.
21) Depois. disto deu à luz uma filha, e chamou-lhe Diná.
22) Também lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a tornou fecunda.
23) De modo que ela concebeu e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus o opróbrio.
24) E chamou-lhe José, dizendo: Acrescente-me o Senhor ainda outro filho.