Gênesis 27:30-45


Esaú fica sabendo do engano

30) Tão logo Isaque acabara de abençoar a Jacó, e este saíra da presença de seu pai, chegou da caça Esaú, seu irmão
31) e fez também ele um guisado saboroso e, trazendo-o a seu pai, disse-lhe: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que a tua alma me abençoe.
32) Perguntou-lhe Isaque, seu pai: Quem és tu? Respondeu ele: Eu sou teu filho, o teu primogênito, Esaú.
33) Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou caça e ma trouxe? Eu comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito.
34) Esaú, ao ouvir as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai!
35) Respondeu Isaque: Veio teu irmão e com sutileza tomou a tua bênção.
36) Disse Esaú: Não se chama ele com razão Jacó, visto que já por duas vezes me enganou? tirou-me o direito de primogenitura, e eis que agora me tirou a bênção. E perguntou: Não reservaste uma bênção para mim?
37) Respondeu Isaque a Esaú: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos e de trigo e de mosto o tenho fortalecido. Que, pois, poderei eu fazer por ti, meu filho?
38) Disse Esaú a seu pai: Porventura tens uma única bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a voz, e chorou.
39) Respondeu-lhe Isaque, seu pai: Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, longe do orvalho do alto céu
40) pela tua espada viverás, e a teu irmão, serviras mas quando te tornares impaciente, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.
41) Esaú, pois, odiava a Jacó por causa da bênção com que seu pai o tinha abençoado, e disse consigo: Vêm chegando os dias de luto por meu pai então hei de matar Jacó, meu irmão.
42) Ora, foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho pelo que ela mandou chamar Jacó, seu filho mais moço, e lhe disse: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te.
43) Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz levanta-te, refugia-te na casa de Labão, meu irmão, em Harã,
44) e demora-te com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão
45) até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e ele se esqueça do que lhe fizeste então mandarei trazer-te de lá por que seria eu desfilhada de vós ambos num só dia?