Gênesis 24:28-49


Rebeca leva o servo à sua família

28) A donzela correu, e relatou estas coisas aos da casa de sua mãe.
29) Ora, Rebeca tinha um irmão, cujo nome era Labão, o qual saiu correndo ao encontro daquele homem até a fonte
30) porquanto tinha visto o pendente, e as pulseiras sobre as mãos de sua irmã, e ouvido as palavras de sua irmã Rebeca, que dizia: Assim me falou aquele homem e foi ter com o homem, que estava em pé junto aos camelos ao lado da fonte.
31) E disse: Entra, bendito do Senhor por que estás aqui fora? pois eu já preparei a casa, e lugar para os camelos.
32) Então veio o homem à casa, e desarreou os camelos deram palha e forragem para os camelos e água para lavar os pés dele e dos homens que estavam com ele.
33) Depois puseram comida diante dele. Ele, porém, disse: Não comerei, até que tenha exposto a minha incumbência. Respondeu-lhe Labão: Fala.
34) Então disse: Eu sou o servo de Abraão.
35) O Senhor tem abençoado muito ao meu senhor, o qual se tem engrandecido deu-lhe rebanhos e gado, prata e ouro, escravos e escravas, camelos e jumentos.
36) E Sara, a mulher do meu senhor, mesmo depois, de velha deu um filho a meu senhor e o pai lhe deu todos os seus bens.
37) Ora, o meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás mulher para meu filho das filhas dos cananeus, em cuja terra habito
38) irás, porém, à casa de meu pai, e à minha parentela, e tomarás mulher para meu filho.
39) Então respondi ao meu senhor: Porventura não me seguirá a mulher.
40) Ao que ele me disse: O Senhor, em cuja presença tenho andado, enviará o seu anjo contigo, e prosperará o teu caminho e da minha parentela e da casa de meu pai tomarás mulher para meu filho
41) então serás livre do meu juramento, quando chegares à minha parentela e se não te derem, livre serás do meu juramento.
42) E hoje cheguei à fonte, e disse: Senhor, Deus de meu senhor Abraão, se é que agora prosperas o meu caminho, o qual venho seguindo,
43) eis que estou junto à fonte faze, pois, que a donzela que sair para tirar água, a quem eu disser: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água do teu cântaro,
44) e ela me responder: Bebe tu, e também tirarei água para os teus camelos seja a mulher que o Senhor designou para o filho de meu senhor.
45) Ora, antes que eu acabasse de falar no meu coração, eis que Rebeca saía com o seu cântaro sobre o ombro, desceu à fonte e tirou água e eu lhe disse: Dá-me de beber, peço-te.
46) E ela, com presteza, abaixou o seu cântaro do ombro, e disse: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos assim bebi, e ela deu também de beber aos camelos.
47) Então lhe perguntei: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que Milca lhe deu. Então eu lhe pus o pendente no nariz e as pulseiras sobre as mãos
48) e, inclinando-me, adorei e bendisse ao Senhor, Deus do meu senhor Abraão, que me havia conduzido pelo caminho direito para tomar para seu filho a filha do irmão do meu senhor.
49) Agora, pois, se vós haveis de usar de benevolência e de verdade para com o meu senhor, declarai-mo e se não, também mo declarai, para que eu vá ou para a direita ou para a esquerda.