Gênesis 24:1-14


Manda o servo buscar esposa para Isaque

1) Ora, Abraão era já velho e de idade avançada e em tudo o Senhor o havia abençoado.
2) E disse Abraão ao seu servo, o mais antigo da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe a tua mão debaixo da minha coxa,
3) para que eu te faça jurar pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não tomarás para meu filho mulher dentre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito
4) mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque.
5) Perguntou-lhe o servo: Se porventura a mulher não quiser seguir-me a esta terra, farei, então, tornar teu filho à terra donde saíste?
6) Respondeu-lhe Abraão: Guarda-te de fazeres tornar para lá meu filho.
7) O Senhor, Deus do céu, que me tirou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: Â tua o semente darei esta terra ele enviará o seu anjo diante de si, para que tomes de lá mulher para meu filho.
8) Se a mulher, porém, não quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento somente não farás meu filho tornar para lá.
9) Então pôs o servo a sua mão debaixo da coxa de Abraão seu senhor, e jurou-lhe sobre este negócio.
10) Tomou, pois, o servo dez dos camelos do seu senhor, porquanto todos os bens de seu senhor estavam em sua mão e, partindo, foi para a Mesopotâmia, à cidade de Naor.
11) Fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto ao poço de água, pela tarde, à hora em que as mulheres saíam a tirar água.
12) E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje, peço-te, bom êxito, e usa de benevolência para com o meu senhor Abraão.
13) Eis que eu estou em pé junto à fonte, e as filhas dos homens desta cidade vêm saindo para tirar água
14) faze, pois, que a donzela a quem eu disser: Abaixa o teu cântaro, peço-te, para que eu beba e ela responder: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos seja aquela que designaste para o teu servo Isaque. Assim conhecerei que usaste de benevolência para com o meu senhor.