Gênesis 22:1-10


Deus manda que sacrifique seu filho

1) Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui.
2) Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho o teu único filho, Isaque, a quem amas vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.
3) Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera.
4) Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe.
5) E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá depois de adorarmos, voltaremos a vós.
6) Tomou, pois, Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho tomou também na mão o fogo e o cutelo, e foram caminhando juntos.
7) Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8) Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos.
9) Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha.
10) E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho.