Neemias 2.9-3.32

Planejando o trabalho, motivando e organizando os trabalhos



9) Então fui ter com os governadores dalém do Rio, e lhes entreguei as cartas do rei. Ora, o rei tinha enviado comigo oficiais do exército e cavaleiros.
10) O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, ficaram extremamente agastados de que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.
11) Cheguei, pois, a Jerusalém, e estive ali três dias.
12) Então de noite me levantei, eu e uns poucos homens comigo e não declarei a ninguém o que o meu deus pusera no coração para fazer por Jerusalém. Não havia comigo animal algum, senão aquele que eu montava.
13) Assim saí de noite pela porta do vale, até a fonte do dragão, e até a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam demolidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo.
14) E passei adiante até a porta da fonte, e à piscina do rei porém não havia lugar por onde pudesse passar o animal que eu montava.
15) Ainda de noite subi pelo ribeiro, e contemplei o muro e virando, entrei pela porta do vale, e assim voltei.
16) E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia pois até então eu não havia declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos demais que faziam a obra.
17) Então eu lhes disse: Bem vedes vós o triste estado em que estamos, como Jerusalém está assolada, e as suas portas queimadas a fogo vinde, pois, e edifiquemos o muro de Jerusalém, para que não estejamos mais em opróbrio.
18) Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito. Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra.
19) O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram: O que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?
20) Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.


1) Então se levantou Eliasibe, o sumo sacerdote, juntamente com os seus irmãos, os sacerdotes, e edificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram, e lhe assentaram os batentes. Consagraram-na até a torre dos cem, até a torre de Henanel.
2) E junto a ele edificaram os homens de Jericó também ao lado destes edificou Zacur, o filho de Inri.
3) Os filhos de Hassenaá edificaram a porta dos peixes, colocaram-lhe as vigas, e lhe assentaram os batentes, com seus ferrolhos e trancas.
4) Ao seu lado fez os reparos Meremote, filho de Urias, filho de Hacoz ao seu lado Mesulão, filho de Berequias, filho de Mesezabel ao seu lado Zadoque, filho de Baaná
5) ao lado destes repararam os tecoítas porém os seus nobres não meteram o pescoço os serviço do Senhor.
6) Joiada, filho de Paséia, e Mesulão, filho de Besodéias, repararam a porta velha, colocaram-lhe as vigas, e lhe assentaram os batentes com seus ferrolhos e trancas.
7) Junto deles fizeram os reparos Melatias, o gibeonita, e Jadom, o meronotita, homens de Gibeão e de Mizpá, que pertenciam ao domínio do governador dalém do Rio
8) ao seu lado Uziel, filho de Haraías, um dos ourives ao lado dele Hananias, um dos perfumistas e fortificaram Jerusalém até o muro largo.
9) Ao seu lado fez os reparos Refaías, filho de Hur, governador da metade do distrito de Jerusalém
10) ao seu lado Jedaías, filho de Harumafe, defronte de sua casa ao seu lado Hatus, filho de Hasabnéias.
11) Malquias, filho de Harim, e Hassube, filho de Paate-Moabe, repararam outra parte, como também a torre dos fornos
12) e ao seu lado Salum, filho de Haloés, governador da outra metade do distrito de Jerusalém, ele e as suas filhas.
13) A porta do vale, repararam-na Hanum e os moradores de Zanoa estes a edificaram, e lhe assentaram os batentes, com seus ferrolhos e trancas, como também mil côvados de muro até a porto do monturo.
14) A porta do monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, governador do distrito Bete-Haquerem este a edificou, e lhe assentou os batentes com seus ferrolhos e trancas.
15) A porta da fonte, reparou-a Salum, filho de Col-Hoze, governador do distrito de Mizpá edificou-a e a cobriu, e lhe assentou os batentes, com seus ferrolhos e trancas edificou também o muro da piscina de Selá, do jardim do rei, até os degraus que descem da cidade de Davi.
16) Depois dele Neemias, filho de Azbuque, governador da metade do distrito de Bete-Zur, fez os reparos até defronte dos sepulcros de Davi, até a piscina artificial, e até a casa dos homens poderosos.
17) Depois dele fizeram os reparos os levitas: Reum, filho de Bani, e ao seu lado, Hasabias, governador da metade do distrito de Queila, por seu distrito
18) depois dele seus irmãos, Bavai, filho de Henadade, governador da outra metade do distrito de Queila.
19) Ao seu lado Ézer, filho de Jesuá, governador de Mizpá, reparou outra parte, defronte da subida para a casa das armas, no ângulo.
20) Depois dele reparou Baruque, filho de Zabai, outra parte, desde o ângulo até a porta da casa de Eliasibe, o sumo sacerdote.
21) Depois dele reparou Meremote, filho de Urias, filho de Hacoz, outra parte, deste a porta da casa de Eliasibe até a extremidade da mesma.
22) Depois dele fizeram os reparos os sacerdotes que habitavam na campina
23) depois Benjamim e Hassube, defronte da sua casa depois deles Azarias, filho de Maaséias, filho de Ananias, junto à sua casa.
24) Depois dele reparou Binuí, filho de Henadade, outra porte, desde a casa de Azarias até o ângulo e até a esquina.
25) Palal, filho de Uzai, reparou defronte do ângulo, e a torre que se projeta da casa real superior, que está junto ao átrio da guarda depois dele Pedaías, filho de Parós.
26) (Ora, os netinins habitavam em Ofel, até defronte da porta das águas, para o oriente, e até a torre que se projeta.)
27) Depois repararam os tecoítas outra parte, defronte da grande torre que se projeta, e até o muro de Ofel.
28) Para cima da porta dos cavalos fizeram os reparos os sacerdotes, cada um defronte da sua casa
29) depois dele Zadoque, filho de Imer, defronte de sua casa e depois dele Semaías, filho de Secanias, guarda da porta oriental.
30) Depois dele repararam outra parte Hananias, filho de Selemias, e Hanum, o sexto filho de Zalafe. Depois dele reparou Mesulão, filho de Berequias, uma parte defronte da sua câmara.
31) Depois dele reparou Malquias, um dos ourives, uma parte até a casa dos netinins e dos mercadores, defronte da porta da guarda, e até a câmara superior da esquina.
32) E entre a câmara da esquina e a porta das ovelhas repararam os ourives e os mercadores.