GÊNESIS 18:16-19:38
Versículo para memorização ! Gênesis 19:26
Lembre-se de que, quando Abraão deixou Ur dos Caldeus, terra da sua infância, levou consigo seu sobrinho Ló. Enquanto Abrão foi um cristão submisso e exemplar, andando com Deus, Ló foi um exemplo de um cristão teimoso, obstinado, vivendo na mundanidade. Sabemos que Ló foi um homem salvo (Gênesis 18:23 e II Pedro 2:6-9). Pedro nos ensina que os sodomitas enfraqueceram-no e torturaram-no espiritualmente, pela suas vidas perversas. Porém, por causa do seu amor ao ganho mundano, continuou a viver em Sodoma. Foi para Sodoma por causa do pasto bom que havia na região para o seu gado (Gênesis 13:10-12) e, apesar de sua perversidade espiritual, ele ficou.
No mesmo dia em que Deus falou a Abrão e Sara na planície de Manre, revelou a Abraão que Sodoma, Gomorra e as cidades perversas da planície seriam destruídas. Abraão lembrou os anjos de Ló e orou para que ele pudesse ser poupado. Dois dos anjos que apareceram como homens foram então a Sodoma. Passaram a noite na casa de Ló e revelaram-no que Deus destruiria a cidade. Disseram a Ló para pegar sua família e deixar o lugar imediatamente, então Ló saiu para falar com seus filhos e filhas que eram casados e com seus maridos e esposas. É triste dizer, mas Ló tinha vivido nesse lugar vil a tanto tempo sem lhes falar sobre Deus, pareceu-lhes um zombador e recusaram-se a ir com ele.
Na manha seguinte os anjos tomaram Ló, suas duas filhas solteiras que viviam com ele e sua esposa e forçou-os a sair da cidade. Deus então enviou fogo e enxofre sobre a cidade, destruindo-a. Ló foi forçado a deixar sua casa, gado e riqueza que, por amá-los tanto, afastou-se do comando de Deus. Teve que deixar também o restante de sua família para perecer em Sodoma. Ló morreu sendo um homem derrotado. O custo da vida mundana é muito alto. Isso deve ser uma lição para nós. (Veja Lucas 9:23-25.)
Perguntas ! LÓ
1. Quem foi Ló?
2. Onde ele viveu depois dele e Abraão se separarem?
3. Qual era a ocupação de Ló?
4. Ele era rico ou pobre?
5. Ló foi salvo ou perdido?
6. Ele foi um bom cristão ou um desobediente?
7. Por que Ló viveu nesse lugar que ele odiava?
8. Deus o alertou antes de destruir Sodoma?
9. Quantos da família de Ló escaparam do fogo?
10. Quantos deles realmente chegaram até as montanhas?
11. O que aconteceu com a mulher de Ló e por que?
12. Por que nem toda a família de Ló deixou Sodoma com ele?
13. Ló desejava deixar esse lugar vil?
14. Por que você acha que os filhos de Ló não acreditaram nele?
15. Como os anjos levaram Ló e sua esposa para fora?
16. Qual era o nome da cidade para onde Ló fugiu?
17. A vida de Ló foi abençoada por Deus depois disso?
18. O que você acha que podemos aprender dessa lição?
19. A vida mundana fez Ló rico?
20. Você sabe dizer com que idade Ló morreu?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br