Ezequiel 28:11-19

Lamentação sobre o seu rei



11) Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo:
12) Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
13) Estiveste no Éden, jardim de Deus cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros no dia em que foste criado foram preparados.
14) Eu te coloquei com o querubim da guarda estiveste sobre o monte santo de Deus andaste no meio das pedras afogueadas.
15) Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.
16) Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.
17) Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor por terra te lancei diante dos reis te pus, para que te contemplem.
18) Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam.
19) Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre.