O PROFETA DA VISÃO AMPLA
Como Ageu, ele viu a condição pecadora e a indiferença espiritual de seu povo, contra as quais dirigiu comovedoras exortações que ajudaram na reconstrução do templo.
Mas sua profecia teve um alcance maior - ele olhou através dos tempos e viu a vinda do Messias soberano e o amanhecer de um dia mais brilhante para Sião.
ESPERANÇA FUTURA
SINOPSE
Exortação inicial, 1:1-6.
Seção I. Uma série de oito visões.
(1) O homem entre as murteiras e os cavalos, 1:7-17.
(2) Os quatro chifres e os quatro carpinteiros, 1:18-21.
(3) O homem com o cordel de medir, cap. 2.
(4) A purificação do sumo sacerdote, cap. 3.
(5) O candeeiro de ouro e as duas oliveiras, cap. 4.
(6) O rolo volante, 5:1-4.
(7) A mulher no efa, 5:5-11.
(8) Os quatro carros, 6:1-8, e a coroação do sumo sacerdote, 6:10-15.
Seção II. A resposta à delegação de Betel acerca dos jejuns. Ao final, os jejuns se converterão em festas, caps. 7-8.
Seção III. Predições acerca de um período da história dos judeus e uma visão final do reino de Deus, caps. 9-14.
ELEMENTO MESSIÂNICO
O Messias soberano.
(a) A primeira vinda em humildade, 9:9.
(b) O príncipe de Paz, 9:10.
(c) Crucificado, 12:10.
(d) Um pastor esquecido por suas ovelhas, 13:7.
PORÇÕES SELETAS
(1) O segredo de êxito em empreendimentos espirituais, 4:6-10.
(2) A vinda do Príncipe de Paz, 9:9-10.
(3) A fonte de purificação, 13:1.
Zacarias (o profeta da Restauração e Glória) provavelmente nasceu em Babilônia. A diferença entre Esdras 5:1, 6:14 e Zacarias 1:1, pode ser explicada, facilmente. Provavelmente seu pai falecera durante sua infância, e então, seu avó Ido (Neemias 12:4 e 16) o criou.
Assim ele era sacerdote e também profeta. Os três nomes são sugestivos quando reunidos: Zacarias “Jeová lembra” – Baraquias “Jeová abençoa” – Ido “o tempo determinado”. Assim, esses três nomes formam uma chave para a interpretação do livro. Notemos as palavras chaves do livro: “zelo”- “zelei” – “grande zelo”.
Zacarias era contemporâneo de Ageu, sendo o menor dos dois (2:4). Sua missão era a de animar aos desalentados.
Ele encorajava os desalentados profetizando, em termos ardorosos, da glória que, no futuro, havia de vir à Israel.
Aqui está o método divino, para animar: desviar o nosso olhar das tristezas do presente, para vermos as glórias do futuro. Zacarias exerceu seu ministério por 3 anos.
Dos antigos e inspirados videntes, Zacarias era um dos maiores. Seu 14 capítulos estão repletos das mais notáveis visões do Velho Testamento. Era um grande poeta, e assim um companheiro apropriado para o simples e prático Ageu.
O livro está dividido em duas partes principais: a primeira recai em 3 seções e a segunda em duas. Abrangem cinco mensagens, separadas e distintas.
O livro não se compõe de profecias já cumpridas, como muitos o desejariam e, na maior parte, sem cumprimento ainda. Mesmo algumas profecias que pareciam cumpridas estão evidentemente só parcialmente cumpridas.
Uma chamada fervorosa ao arrependimento. Lembrou os pecados de seus pais, (2), do cativeiro que resultou (6) e exortou-os a fugir daqueles pecados (4). Ao lamentar sua grandeza passada, não devem esquecer a causa.
Notar: que tanto juízos como bênçãos nos seguem e atingem.
a) As murteiras, 1:7-17. Israel por baixo, pisado, mas contemplado e lembrado em oração.
b) Chifres e ferreiros, 1:18-21. Predizendo a derrota dos inimigos de Israel.
c) Um cordel para medir, 2:1. Revelando a prosperidade gloriosa de Jerusalém como resultado da derrota dos inimigos.
d) Josué, o Sumo sacerdote, 3:3. Um quadro da corrupção nacional purificada e a restauração da nação ao serviço sacerdotal.
e) O castiçal, 4:2. Resultando em Israel capacitar-se para ser o luzeiro de Deus ao mundo.
f) Rolo voante, 5:1-4. Israel torna-se uma força moral no mundo por meio da Palavra de Deus.
g) O efa 5:5-11. Aplicação da Lei de Deus.
h) Quatro carros, 6:1-8. Uma agência trabalhando a favor de Israel.
Conclusão: coroação simbólica.
a) Esta terceira mensagem foi transmitida quase dois anos depois.
b) É uma resposta quádrupla a uma inquirição feita por uma comissão de babilônicos, concernente a necessidade de observar certas festas que eles (não Deus) tinham instituído.
c) O jejum do quinto mês se referia à destruição do Templo, e o do sétimo mês, ao aniversário da morte de Gedalias (Jeremias 41).
d) Primeira resposta (7:1-7)
e) Segunda resposta (7:8-14)
f) Terceira resposta (8:1-17)
g) Quarta resposta (8:18-23)
b) As profecias da quinta mensagem visam, totalmente, o futuro.
c) As profecias não estão em ordem cronológica.
b) A rejeição do Rei
- o preço pago (11:12,13)
- o pastor morto (13:6,7)
- a dispersão do povo (11:7-11)
c) A segunda vinda do Rei (14:3-8)
d) As vitórias do Rei, 9:8 – 12:1-9 e 10:14 – 13:1-5
e) O programa do Rei, 9:10-17 – 10 – 14:9-21