Análise nº 49
Mensagem: Igreja, o Corpo de Cristo.
INTRODUÇÃO GERAL
AUTOR: Paulo, o apóstolo. Veja 1:1. DATA: Provavelmente escrita em Roma, ano 60-64 d.C.
O MINISTÉRIO DE PAULO EM ÉFESO
MARCO HISTÓRICO
Os judeus convertidos nas igrejas primitivas se inclinavam a ser exclusivos e a separar-se de seus irmãos gentios. Esta situação na igreja de Éfeso pode ter motivado o apóstolo a escrever esta carta, cuja idéia fundamental é a unidade cristã.
TEMA PRINCIPAL: A unidade da igreja, especialmente entre os crentes judeus e gentios.
Percebe-se esta intenção na ocorrência de certas palavras e frases, como:
· (2) A palavra um - um só novo homem; 2:14-15; um só corpo, 2:16; um Espírito, 2:18; uma esperança, 4:4; um Senhor, uma fé, um batismo, um Deus e Pai de todos, 4:5-6. OUTRAS PALAVRAS E FRASES REPETIDAS.
· (3) Riquezas de graça, 1:7; 2:7. Riquezas de glória, 1:18; 3:16. Riquezas de Cristo, 3:8. SINOPSE
PARTE I. A igreja e o plano de salvação. Nota: Ao discutir o plano de salvação nas diferentes epístolas. Paulo varia a ênfase. Em Romanos, ele o faz sobre a fé sem as obras; em Gálatas, sobre a fé sem as observâncias cerimoniais; em Efésios, sobre a unidade dos crentes.
o (2) A origem divina da Igreja, vs. 3-6. o (3) O plano de salvação.
§ (a) Por meio da obra redentora de Cristo, vs. 7-8. § (b) Seu alcance é universal, vs. 9-10. § (c) Garante uma rica herança espiritual, vs. 11-14. § (d) Oração para que os crentes possam ser iluminados quanto às riquezas de suas provisões, vs. 15-23. o (e) O plano prevê uma ressurreição espiritual longe do pecado, e a exaltação do crente aos lugares celestiais vs. 1-6. o (f) Esta exaltação depende inteiramente da graça, e não das obras, vs. 7-10. o (g) Inclui os gentios, que estavam apartados de Deus, mas que foram aproximados por causa do sangue de Cristo, vs. 11-13. o (h) Remove todas as barreiras entre judeus e gentios, e os une em um corpo para habitação do Espírito Santo, vs. 14-22. o (i) Os mistérios do propósito divino são revelados a Paulo, e sua designação como apóstolo aos gentios, vs. 1-12. o (j) A segunda oração de Paulo pela plenitude espiritual da igreja e sua iluminação acerca do amor incomparável de Cristo, vs. 14-21. PARTE II. Aplicação prática. Propósito do plano divino no que se refere à igreja.
o (1) A unidade dos crentes.
§ (b) As sete unidades mencionadas, vs. 4-6. § (c) A diversidade de dons e a unidade do corpo de Cristo, vs. 7-16. o (2) A vida cristã conseqüente, o andar dos crentes:
§ (b) Em uma nova vida, abandonado os pecados passados, vs. 22-32. § (c) Andar em amor e pureza, vs. 1-7. § (e) Andar com cuidado, cheios do Espírito, vs. 15-21. o (3) A vida no lar.
§ (a) Deveres dos esposos e das esposas, vs. 22-23. § (b) Deveres dos filhos, dos pais, dos servos, e dos senhores, vs. 1-9. o (4) A luta espiritual.
§ (a) A fonte de fortaleza, v. 10. SELEÇÕES ESCOLHIDAS
A IGREJA
Foi fundados da igreja em Éfeso, Sua primeira visita, na primavera no ano 54 A.D., foi breve demais pelo fato de não poder deixar de estar em Jerusalém, em determinada data, para ali cumprir um voto, (Atos 18:19-21) mais tarde deu a Éfeso três anos de intenso e consagrado serviço, tudo fazendo de todo o coração. (Atos 19:8-10, 20:31) A EPÍSTOLA
Esta epístola foi escrita durante a primeira prisão de Paulo, em Roma: 10 anos após ter organizado a igreja de Éfeso. Bem se tem dito que: "Esta epístola ultrapassa todas as outras em sublimidade de estilo, e é proeminente, mesmo entre as cartas do apóstolo, pela majestade que, permanentemente, imprime ao seu tema, e por um certo esplendor espiritual tanto na sua concepção, como na sua linguagem". O Dr. Pierson a chamou de "A Epístola do Terceiro Céu de São Paulo", pois, nela, "ele sobe, das profundezas da ruína às alturas da redenção". Também tem sido chamada: "Os Alpes do Novo Testamento, visto que, nesta carta, somos chamados por Deus para subir, passo a passo, até alcançarmos a maior altura possível, onde o homem possa manter-se firme, de pé, mesmo na presença de Deus".
SEUS ENSINOS
O ensino distintivo da epístola é concernente à igreja como corpo de Cristo e, os membros, deste corpo sagrado, são os crentes. Prova-se que o Pai não somente preparou um corpo para o Senhor Jesus sofrer nele, mas, também, um corpo místico para nele ser glorificado. Assim como, temos duas epístolas que ensinam sobre justificação, (Romanos e Gálatas) também temos duas que doutrinam sobre a igreja, esta e a carta aos Colossenses, as quais foram escritas na mesma época pelo que, à primeira vista, parecem iguais. Examinadas, contudo, com mais cuidado, encontramos na Epístola aos Efésios a ênfase dada à igreja como corpo de Cristo, ao passo que, na aos Colossenses, Cristo, como a cabeça do corpo, é a verdade proeminente.
PALAVRAS-CHAVES
· Esta epístola abunda em palavras-chaves:
· Esta epístola nos apresenta três figuras distintas da igreja de Cristo:
o A do corpo é o ensino frisante, principal, da carta aos efésios.
Análise
(A) SEÇÃO DOUTRINAL - Caps. 1-3
1 - SAUDAÇÕES aos membros do seu corpo - 1:1 e 2
"Em Cristo Jesus ", (como o corpo é unido à cabeça) é a frase-chave desta epístola. "Em Cristo", somos e temos tudo
2 - BÊNÇÃOS para os membros do seu corpo - 1:3-14
Estes versos nos revelam os conselhos e propósitos eternos de Deus, o Pai - "Tornar a congregar, em Cristo, todas as coisas". - Este verso 10, é muito sugestivo. Notar: Nove vezes, neste primeiro capítulo, a força de "todas", "todos" e "todo".
3 - ORAÇÃO pelos membros do seu corpo - 1:15-21
Há duas orações de Paulo, nesta epístola: aqui e no capítulo 3:14-21. Na primeira ele pede para que recebam luz e entendimento; e na segunda, força para entender.
4 - CRISTO A CABEÇA do seu corpo, a igreja - 1:22 e 23
Que ensino sublime, este!
Jesus, exaltado para ser a cabeça duma nova ordem, dum novo corpo, a Igreja.
Em Colossenses, o ensino é mais desenvolvido.
5 - PREPARAÇÃO PARA SERMOS membros do seu corpo - 2:1-10
Aqui surge a obra de Deus, formando o corpo, do qual, os membros estavam mortos em pecados, mas, foram perdoados vivificados, para se assentarem, "nos lugares celestiais em Cristo Jesus."
6 - UMA ASSOCIAÇÃO ABENÇOADA em sermos membros do seu corpo - 2:11-22
- "Lembrai-vos". (versos 11) - "Onde há a doçura do perdão, há a tristeza da lembrança". Comparar: "não sois estrangeiros" (versos 19) com I Pedro 2:11.
7 - OS GENTIOS tem uma porção e um lugar no seu corpo - 3
O ensino correspondente aos gentios, foi revelado, especialmente a Paulo, pelo Senhor, e a pregação do mesmo, ocasionou a sua prisão. (verso 1)
(B) SEÇÃO PRÁTICA - Caps. 4-6
8 - A UNIDADE do seu corpo - 4:1-3
Os membros do seu corpo, de tudo se devem abster, não somente para não quebrar essa unidade, como também, fazer todo o possível para fortalecê-la cada vez mais.
9 - O PODER UNIFICADOR do seu corpo - 4:4-6
· O poder unificador do corpo se revela aqui.
· Observai: não somente, "sobre todos", mas, "em todos".
10 - A EDIFICAÇÃO do seu corpo - 4:7-16
· Vários dons para a edificação do corpo.
· A palavra "aperfeiçoamento" (versos 12) é notável, significado: crescimento "em tudo naquele que é a cabeça - Cristo". (versos 15) 11 - OS DEVERES dos membros do seu corpo - 4:17 - 6
· A respeito do "trabalho" 6:5-9