Análise nº 54
INTRODUÇÃO GERAL
AUTOR O apóstolo Paulo.
DATA Indeterminada.
TEMAS PRINCIPAIS: Conselhos e exortações a um jovem evangelista acerca de sua conduta pessoal e de seu trabalho ministerial.
SINOPSE
I. São principalmente conselhos doutrinários e experiências pessoais.
· (2) Conselhos acerca do trato com os mestres legalistas,
o (a) Os que ressaltam doutrinas não fundamentais, em lugar da verdadeira piedade; as que em lugar de edificar o caráter causam disputas, vs. 3-6. o (b) Que desejam ser mestres da lei sem entender seu significado, vs. 7-11. · (3) A experiência de Paulo.
o (a) Seu chamado ao ministério quando era enérgico opositor do evangelho, vs. 12-13. o (b) Seu reconhecimento da graça divina e sua confissão de indignidade, vs. 14-15. o (c) Sentiu a paciência de Cristo, v. 16. · (4) O primeiro encargo solene a Timóteo, vs. 18-20. II. Oração por e conselhos aos homens e às mulheres.
· (1) Oração intercessora por todos os homens, vs. 1-4. · (3) Paulo, apóstolo dos gentios, v. 7. · (4) Deveres dos homens e das mulheres, vs. 8-15. III. Vigilância espiritual. Requisitos dos bispos e diáconos.
· (1) Requisitos dos bispos.
o (a) Caráter pessoal e hábitos, vs. 2-3. o (b) Atitude perante a família, vs. 4-5. o (c) Experiência e boa reputação, vs. 6-7. · (2) Requisitos dos diáconos.
o (a) Caráter, hábitos, e experiência cristã, vs. 8-9. o (b) Devem ser provados por um tempo, v. 10. o (c) Ter esposas fiéis e exercer a devida autoridade em sua casas, vs. 11-12. o (d) A bênção de ser diácono, v. 13. · (3) O propósito da carta, v. 15. · (4) O mistério da encarnação de Cristo, v. 16. IV. Predições e conselhos.
· (1) Predições da apostasia futura e do predomínio de doutrinas satânicas que debilitariam o lar e trariam como resultado o ascetismo ímpio,vs. 1-4. · (2) Conselhos acerca do ensino, da conduta ministerial, do exemplo, etc.
o (a) Características de um bom ministro de Cristo, v. 6. o (b) A preeminência da piedade, vs. 7-8. o (c) A importância de um exemplo piedoso, v. 12. o (d) O dever da diligência quanto à leitura e ao ensino; o exercício dos dons pessoais, vs. 13-14. o (e) A importância da meditação e da dedicação completa, unidas ao cuidado com a conduta pessoal, visando uma influência salvadora, vs. 15-16. V. A administração ministerial, conselhos referentes a.
· (1) Cortesia perante os anciãos, vs. 1-2. · (2) A atitude da igreja perante as viúvas, vs. 3-16. Nota: Esta passagem deve ser estudada com um conhecimento da época e das condições sócias. · (3) O dever perante os anciãos da igreja, vs. 17-20. · (4) O dever de agir de maneira imparcial e premeditada, vs. 21-22. · (5) Parêntese: conselhos acerca de assuntos pessoais, vs. 23-25. · (7) O dever de separar-se dos mestres contenciosos, vs. 3-5. · (8) As bênçãos do contentamento, vs. 6-8. · (9) O perigo das riquezas e o dever do ministro de evitar a cobiça, de buscar virtudes cristãs, e de "combater o bom combate da fé", vs. 9-12. · (10) Dever solene do jovem evangelista de manter pura a sua doutrina até a aparição do Rei dos reis, vs.13-16. · (11) Timóteo deve exortar os ricos para que não sejam orgulhosos nem confiem em si próprios, e para que façam o bem e ajuntem tesouros nos céus, vs. 17-19. · (12) O dever final de ser fiel e de evitar falsas doutrinas, vs. 20-21.
TIMÓTEO
Timóteo era filho de pai grego e mãe judia. Converteu-se na idade de 15 anos, durante o ministério de Paulo em Listra. (Atos 14, I Timóteo 1:2). Sete anos após, progredira tanto na graça que mereceu bom testemunho de todos. Tornou-se companheiro de Paulo. (Atos 16) e principiou, daí, uma belíssima amizade entre o mais velho e o apenas jovem, tão proveitosa aos dois. (Filipenses 2:22) CIRCUNSTÂNCIAS
Logo após o seu livramento do primeiro encarceramento, e antes de visitar a Espanha, (Romanos 15:24, Filemon 22) provavelmente, Paulo visitou a Macedônia, Éfeso, etc. Não lhe sendo possível permanecer, por muito tempo, em Éfeso, deixou com Timóteo a responsabilidade do trabalho. Esta separação foi uma cruel provação para Timóteo, (I Timóteo 1:3 - II Timóteo 1:4). Para animá-lo e instruí-lo, visto ser sensitivo, tímido e não muito forte (5:23) é que Paulo lhe escreveu esta carta, remetendo-a de Corinto. CARÁTER
As duas epístolas a Timóteo e a epístola a Tito são conhecidas como epístolas pastorais, visto terem sido dirigidas a indivíduos e não a congregações. Paulo, quando as escreveu, contava 70 anos de idade; conseqüentemente, encontramos nelas as palavras de despedida do grande apóstolo aos ministros e obreiros cristão. Temos, ainda, nessas cartas, a sabedoria amadurecida pela velhice. E, após tantos séculos, ainda hoje, os obreiros cristãos encontram, nessas páginas, a fonte inesgotável de animação e auxílio. Um notável ministro declarou que as lia todos os domingos, a tarde, para o bem de sua própria alma.
PECULIARIDADES
Diversas fases há que, se encontram somente nas epístolas pastorais:
4. "Homem de Deus", muitas vezes encontrada no Velho Testamento, é encontrada só duas vezes no Novo Testamento e somente nas epístolas pastorais, I Timóteo 6:11 e II Timóteo 3:17; 5. Tendo em conta a sensibilidade de Timóteo, e a significação de misericórdia, (veja Lucas 10:37; Gênesis 39:21) é muito sugestivo notar que, somente nas epístolas pastorais é que "misericórdia" é acrescentada às palavras "graça" e "paz", (I Timóteo 1:2; II Timóteo 1:2; Tito 1:4 e no começo de outras epístolas); DIVISÃO
O propósito da epístola é dado, admiravelmente, em I Timóteo 3:15 e todo o conteúdo visa elevar, o objetivo jovem, à altura de I Timóteo 4:12. (1) A NATUREZA E ORDEM DA - Cap. 1
SÃ DOUTRINA
· A Lei - seu uso e abuso, 7-11 · Testemunho pessoal, 13-17 (2) A NECESSIDADE IMPERIOSA DA - Cap. 2:1-8
ORAÇÃO PÚBLICA
· Para que devemos orar, 1-3 · Deus tem:
(3) AS QUALIDADES NECESSÁRIAS PARA UM - Caps. 2:9 à 3
GOVERNO ESPIRITUAL
· A razão de ser do ministério e o adorno das mulheres, 2:9-15 · Qualificações necessárias. - irrepreensível na:
(4) O PASTOR E OBREIRO CRISTÃO, E SEUS - Caps. 4 - 6
DEVERES ESPIRITUAIS
· Como tratar os outros, 5 · Várias exortações 6:3 até o fim DEFINIÇÕES NOTÁVEIS
Diversas são as definições notáveis nesta epístola:
· "Evangelho da Glória" 1:11, sugerindo, não o que é o Evangelho, mas, de que ele trata; · "Sua longanimidade" 1:16, isto é, Ele nos dá a graça necessária e nos capacita para sofrer longa e pacientemente; · "Que tens seguido" 4:6; · "Sejam comunicáveis" 6:18; · "Bom fundamento, ... para alcançar a vida eterna" 6:19.