Análise nº 52
Mensagem: A vinda do Senhor para Seu povo.
INTRODUÇÃO GERAL
AUTOR: O apóstolo Paulo.
DATA: O ano e o lugar não podem ser determinados com segurança. Acredita-se geralmente que esta foi a primeira de todas as cartas de Paulo e que provavelmente tenha sido escrita em Corinto, 49-54 d.C.
A IGREJA: Foi fundada por Paulo em sua segunda viagem missionária Ali encontrou uma oposição violenta à sua obra, mas teve êxito em ganhar alguns judeus e numerosos gregos, o que lhe permitiu estabelecer uma igreja fiel. Veja Atos 17:1-10. MARCO HISTÓRICO: Timóteo havia sido enviado por Paulo a fim de animar e fortalecer a igreja. Aquele, em seu regresso, fez um relato que aparentemente inspirou o apóstolo a escrever a carta, 3:6. TEMAS PRINCIPAIS: Esta é uma das cartas mais pessoais de todas as de Paulo. Não é tão doutrinária ou polêmica como algumas outras. O corpo da carta consiste principalmente de recomendações, reminiscências pessoais, conselhos e exortações. A verdade central, ressalta amplamente, é a esperança futura da vinda de Cristo.
SINOPSE: A carta pode ser dividida em cinco partes.
I. Seção de encômio.
· (2) Elogio à igreja. Por sua fé e seu serviço entranhável, vs. 2-4; por sua receptividade espiritual, vs. 5-6; por sua influência exemplar, vs. 7-8; por seu abandono da idolatria e por sua esperança espiritual, vs. 9-10. II. Seção de reminiscências. Paulo recorda as características de seu ministério.
· (1) Como valoroso, sincero, temente a Deus, veraz e abnegado, vs. 2-5. · (2) Como humilde, amável, afetuoso, trabalhador, irrepreensível, e paternal, vs. 6-12. · (3) Se refere à docilidade e aos sofrimentos da igreja, vs. 13-14. · (4) Faz referência a seu desejo de visitar a igreja, e se gloria neles como sua coroa de gozo, vs. 17-20. III. Seção do mensageiro.
· (1) Envia a Timóteo para fortalecer a igreja, vs. 1-5. · (2) O informe favorável de seu mensageiro, e seu resultado reconfortante e gozo, vs. 6-9. · (3) A oração sincera de Paulo para que possa visitar a igreja e ajudá-los em seu desenvolvimento espiritual, vs. 10-13. IV. Seção de exortação.
· (1) Exortações à procura pessoal e social, vs. 1-8. · (2) Exortações ao amor fraternal e ao trabalho, vs. 9-12. V. Seção da esperança futura.
· (1) A esperança consoladora para os que perderam um ente querido, vs. 13-14. · (2) A ordem das ressurreições, v. 15. · (3) Ocorrências relacionadas com a aparição de Cristo, vs. 16-18. · (4) Desconhece-se o dia de sua vinda, vs. 1-2. · (5) Será inesperada para os incrédulos, v. 3. · (6) Os filhos da luz devem estar preparados, vs. 4-8. · (7) A segurança dos crentes nesse dia, vs. 9-11. VI. Seção do dever.
· (1) Exortações acerca dos deveres práticos da vida cristã, 5:12-22. PORÇÕES SELETAS
A PRIMEIRA DAS EPÍSTOLAS
Esta foi a primeira as epístolas escritas por S.Paulo, provavelmente no ano 53 A.D., em Corinto.
A IGREJA
A igreja em Tessalônica foi fundada por S.Paulo no decurso de sua segunda viagem missionária (Atos 17:1-9) depois de sua memorável visita a Filipos. Mesmo permanecendo ali, apenas um mês, contudo trabalhou tão fielmente e com tanto esforço que, não somente organizou a igreja, mas, estabeleceu-a firmemente. Tal qual o homem em Atos 3:7-9, esses novos convertidos dispensaram o tradicional período de gatinharem, e andavam firmes, progredindo tão rapidamente que o apóstolo decidiu alimentá-los logo com carne. i.e. "Eleição", 1:4 - "Espírito Santo", vs 6 - "Trindade", vs 1 e 6 - "Segunda vinda de Cristo", 1:10 - "Santidade", 4:1-3, verdades e doutrinas, infelizmente consideradas, hoje, somente próprias aqueles que há muito tempo estão no caminho de Deus. O PROPÓSITO DA EPÍSTOLA
· Do Cap. 3:6-8, aprendemos que, esta epístola foi escrita na volta de Timóteo, a quem Paulo tinha enviado de Atenas. (3:1,2) Ele ficou muito animado pela notícia de sua condição saudável e vigorosa, mas, apressou-se a corrigir o modo errado de compreender e, que sustentavam, acerca da vinda do Senhor. Exemplo: - entristeciam-se ao ver que alguns haviam morrido e que, por isso, não participariam da glória da segunda vinda de Cristo; e outros, tomados, profundamente, pelo pensamento de que a vinda do Senhor era iminente, deixaram de trabalhar. 4:13-18 e 11,12. · O ensino acerca da vinda do Senhor pelos Seus, não era conhecido até que o Senhor o revelou a Paulo. (Notar: "pela palavra do Senhor" -4:15) · A vinda do Senhor é mencionada 318 vezes nos 260 capítulos do Novo Testamento, aparecendo em média uma em cada vinda versos, desde S.Mateus até o Apocalipse. O que será o suficiente para demonstrar a sua importância.
ANÁLISE
Esta pequena epístola tem cinco divisões, quatro das quais terminam com declarações concernentes à vinda do Senhor, as quais, admiravelmente, resumem todo o ensino anterior.
(1) A Conversão e a Segunda Vinda - Cap. 1
A Vinda do Senhor
UMA ESPERANÇA INSPIRADORA
para o Novo Convertido
o seu esplêndido serviço,
o sua paciência na esperança,
o sua eleição,
o sua aceitação do Evangelho,
o seu nobre exemplo,
o sua atividade em pregar.
o voltaram para Deus, dos ídolos (não dos ídolos para Deus),
o voltaram para uma vida de serviço,
o voltaram para uma vida de esperança, aguardando o Senhor.
(2) Serviço e a Segunda Vinda - Cap. 2
A Vinda do Senhor
UMA ESPERANÇA ANIMADORA
para o Servo Fiel
Um sumário notável da natureza do serviço de Paulo:
· Ousado, a despeito da grande oposição, vs 2 · Somente para a glória e Deus, vs 4-6 · Ajudado pelo seu santo viver, vs 10-12 · A sua maior recompensa, na Vinda do Senhor, mesmo depois de o ter visto, seria ver seus convertidos participando naquele grande evento, vs 19-20 (3) Pureza de Coração e Vida e a Segunda Vinda - Cap. 3 - 3:12
A Vinda do Senhor
UMA ESPERANÇA PURIFICADORA
para o Crente
· A ansiedade de Paulo, 3:1-4 · Paulo sentia que não sobreviveria se eles não se mantivessem firmes, 3:8 · A Vinda do Senhor, um incentivo a:
o Um viver consistente, 4:1 · Pensar em sua vinda gloriosa não autoriza uma vida ociosa, 4:11-12 (4) A Tristeza e a Segunda Vinda - Cap. 4:13-18
A Vinda do Senhor
UMA ESPERANÇA CONSOLADORA
para os Tristes
· Os nossos queridos que morreram em Cristo, ressuscitarão primeiro, 4:17 · E nos acompanharão, quando arrebatados iremos ao encontro do Senhor, 4:18 Nota: "Eu irei a ele, mas ele não voltará para mim", foi tudo que o inconsolável Davi podia dizer a respeito de seu filho morto, (II Samuel 12:23). Mas, nós que esperamos o Salvador, podemos afirmar que: "Aqueles que dormem em Cristo, Deus os trará com Ele". (5) A Prontidão e a Segunda Vinda - Cap. 5
A Vinda do Senhor
UMA ESPERANÇA DESPERTADORA
para o Crente Adormecido
· A vinda de nosso Senhor será "como um ladrão, de noite", veloz, silencioso repentino inesperado.
· Mas, não virá "como um ladrão, de noite", para aqueles O esperam, porque "não estamos em trevas" (vs 4) e Ele não nos surpreenderá, porque O aguardamos. · Isto requer vigilância de nossa parte.