Juízes 12:1-7

Jefté e os gileaditas pelejam contra os efraimitas

1) Então os homens de Efraim se congregaram, passaram para Zafom e disseram a Jefté: Por que passaste a combater contra os amonitas, e não nos chamaste para irmos contigo? Queimaremos a fogo a tua casa contigo.
2) Disse-lhes Jefté: Eu e o meu povo tivemos grande contenda com os amonitas e quando vos chamei, não me livrastes da sua mão.
3) Vendo eu que não me livráveis, arrisquei a minha vida e fui de encontro aos amonitas, e o Senhor mos entregou nas mãos por que, pois, subistes vós hoje para combater contra mim?
4) Depois ajuntou Jefté todos os homens de Gileade, e combateu contra Efraim, e os homens de Gileade feriram a Efraim porque este lhes dissera: Fugitivos sois de Efraim, vós gileaditas que habitais entre Efraim e Manassés.
5) E tomaram os gileaditas aos efraimitas os vaus do Jordão e quando algum dos fugitivos de Efraim dizia: Deixai-me passar então os homens de Gileade lhe perguntavam: És tu efraimita? E dizendo ele: Não
6) então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete porém ele dizia: Sibolete, porque não o podia pronunciar bem. Então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão. Cairam de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil.
7) Jefté julgou a Israel seis anos e morreu Jefté, o gileadita, e foi sepultado numa das cidades de Gileade.