O tabernáculo é levantado em Siló 1) Ora, toda a congregação dos filhos de Israel, havendo conquistado a terra, se reuniu em Siló, e ali armou a tenda da revelação.
2) E dentre os filhos de Israel restavam sete tribos que ainda não tinham repartido a sua herança.
3) Disse, pois, Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis remissos em entrardes para possuir a terra que o Senhor Deus de vossos pais vos deu?
4) Designai vós a três homens de cada tribo, e eu os enviarei e eles sairão a percorrer a terra, e a demarcarão segundo as suas heranças, e voltarão a ter comigo.
5) Reparti-la-ão em sete partes Judá ficará no seu termo da banda do sul e a casa de José ficará no seu termo da banda do norte.
6) Sim, vós demarcareis a terra em sete partes, e me trareis a mim a sua descrição eu vos lançarei as sortes aqui perante o Senhor nosso Deus.
7) Porquanto os levitas não têm parte no meio de vós, porque o sacerdócio do Senhor é a sua herança e Gade, Rúben e a meia tribo de Manassés já receberam a sua herança além do Jordão para o oriente, a qual lhes deu Moisés, servo do Senhor.
8) Então aqueles homens se aprontaram para saírem e Josué deu ordem a esses que iam demarcar a terra, dizendo: Ide, percorrei a terra, e demarcai-a então vinde ter comigo e aqui em Siló vos lançarei as sortes perante o Senhor.
9) Foram, pois, aqueles homens e, passando pela terra, a demarcaram em sete partes segundo as suas cidades, descrevendo-a num livro e voltaram a Josué, ao arraial em Siló.
10) Então Josué lhes lançou as sortes em Siló, perante o Senhor e ali repartiu Josué a terra entre os filhos de Israel, conforme as suas divisões.