Gênesis capítulo 1

Capítulo 1
01:02 E a terra era sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo. E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
sem forma e vazia
Jeremias 4:23-27 ; Isaías 24:1 ; 45:18 indicar claramente que a Terra sofreu uma mudança cataclísmica como o resultado do julgamento divino. A face da terra tem em toda parte as marcas de uma tal catástrofe. Não estão querendo imitações que conectá-lo com um teste anterior e queda dos anjos.
Ver Ezequiel 28:12-15 ; Isaías 14:9-14 o que certamente vão além dos reis de Tiro e Babilônia.
01:03 E disse Deus: Haja luz: e houve luz.
Haja luz
Nem aqui nem nos versos 14-18 é um ato criativo original implícita. Uma palavra diferente é usada. O sentido é, feito para aparecer; tornada visível. O sol ea lua foram criados "no princípio".A "luz", é claro veio o sol, mas o vapor difusa da luz. Mais tarde o sol apareceu em um céu sem nuvens.
01:05 E Deus chamou à luz Dia e às trevas chamou Noite. E foi a tarde ea manhã, o primeiro dia.
dia
A palavra "dia" é usada nas Escrituras de três maneiras:
(1) que parte do dia solar de 24 horas que é leve Gênesis 1:5 Gênesis 01:14 ; João 9:4 ; 11:09 .
(2) um dia tão, separado para um propósito distinto, como "dia da expiação" ( Levítico 23:27 ), "dia do juízo" Mateus 10:15 .
(3) um período de tempo, longa ou curta, durante a qual revelou certos propósitos de Deus são para serem cumpridas, como o "dia do Senhor."
noite
O uso de "noite" e "manhã" pode ser realizada para limitar o "dia" para o dia solar, mas o uso freqüente parabólica de fenômenos naturais podem justificar a conclusão de que cada "dia" criativo foi um período de tempo marcado por um largo início e término.
01:06 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
firmamento Lit. extensão (ou seja, das águas por baixo, de vapor acima).
01:08 E chamou Deus à expansão Céus. E foi a tarde ea manhã o dia segundo.
firmamento ou seja, a extensão acima, o "céu" das nuvens Gênesis 7:11 ; 08:02 .
1:11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra: e assim foi.
produzir relva
Não é de meios necessários para supor que a vida de germes de sementes morreram no julgamento catastrófico que derrubou a ordem primitiva. Com a restauração da terra seca e luz da terra iria "levar adiante", conforme descrito. Foi "animal" vida que pereceram, os traços de que permanecem como fósseis. Relegar fósseis para a criação primitiva, e nenhum conflito da ciência com a cosmogonia Genesis continua. Nota do digitador: a teoria do intervalo]]
1:16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, eo luminar menor para governar a noite: ele fez também as estrelas.
mais luz


A "luz maior" é um tipo de Cristo, o "Sol da justiça" Malaquias 4:2 . Ele terá esse caráter em Sua segunda vinda. Moralmente o mundo está agora no estado entre; Gênesis 1:3-16 ; Efésios 6:12 ;Atos 26:18 ; 1 Pedro 2:9 . O sol não é visto, mas não há luz. Cristo é a luz João 1:4 João 01:05João 01:09 mas "resplandece nas trevas", compreendido somente pela fé. Como "Filho de justiça" Ele dissipe todas as trevas. Dispensacionalmente a Igreja está no local como a "luz menor", a lua, refletindo a luz do sol invisível. As estrelas 01:16 Genesis são crentes individuais que são "luzes";Filipenses 2:15 Filipenses 2:16 ; João 1:5 .
Um tipo é uma ilustração divinamente propósito de alguma verdade. Pode ser:
(1) uma pessoa Romanos 5:14
(2) um evento 1 Coríntios 10:11
(3) uma coisa Hebreus 10:20
(4) uma instituição Hebreus 9:11
(5) um cerimonial 1 Coríntios 5:7
Tipos ocorrem mais frequentemente no Pentateuco, mas são encontrados, mais com moderação, em outros lugares. O antítipo, ou realização do tipo, é encontrado, geralmente, no Novo Testamento.
feito não implica um ato criativo; vs Gênesis 1:14-18 são declarativas de função meramente.
1:17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
céu
ou seja, o "céu" das estrelas, por exemplo Gênesis 15:05 ; Lucas 23:43 .
01:21 E Deus criou as grandes baleias, e todo ser vivente que se move, que as águas abundantemente produziram conforme a sua espécie, e todas as aves segundo a sua espécie: e Deus viu que isso era bom.
todos os seres vivos
A segunda cláusula, "todos os seres viventes", como distinguido de peixes apenas, é retomada no versículo 24, mostrando que no segundo ato criativo toda a vida animal está incluído.
1:24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo a sua espécie, gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie: e assim foi.
criatura viva
"Criatura", Heb. nephesh, trans. alma em Gênesis 2:7 e normalmente. Nephesh em si, ou alma, implica auto-consciente vida, distinta de plantas, que têm a vida inconsciente. No sentido de animais auto-consciente vida também tem "alma". Ver versos; Gênesis 1:26 Gênesis 1:27 ;Gênesis 2:7 Gênesis 2:21-23 (Veja Scofield ". Gênesis 1:26 ").
1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança: e domine ele sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra.
o homem à nossa imagem
O homem. Gênesis 1:26 Gênesis 1:27 dá o general, Gênesis 2:7 Gênesis 2:21-23 a conta específica da criação do homem. Os fatos revelados são:
(1) O homem foi criado não evoluiu. Isto é
(A) expressamente declarado, ea declaração é confirmada por Cristo Mateus 19:14 ; Marcos 10:6,
(B) "um enorme abismo, uma divergência praticamente infinito" (Huxley) entre o menor homem ea maior besta, confirma-lo;
(C) a maior besta tem nenhum traço da consciência de Deus - a natureza religiosa;
(D) a ciência ea descoberta não fizeram nada para ponte que "abismo".


(2) Que o homem foi feito à "imagem e semelhança" de Deus. Esta imagem é encontrada principalmente em tri-unidade do homem, e em sua natureza moral. O homem é "espírito, alma e corpo" uma Tessalonicenses 5:23 .
"Espírito" é a parte do homem que "sabe" 1 Coríntios 2:11 e que os aliados dele para a criação espiritual e lhe dá a consciência de Deus. "Soul" em si implica autoconsciência vida, como distinto de plantas, que têm vida inconsciente. No sentido de que os animais também têm "alma" Gênesis 1:24 . Mas a "alma" do homem tem um conteúdo mais vasto do que "alma", como aplicada à vida animal. É a sede das emoções, desejos, afetos Salmos 42:1-6 . O "coração" é, no uso das Escrituras, quase sinônimo de "alma". Porque o homem natural é, caracteristicamente, o homem soulual ou física, "alma" é frequentemente utilizado como sinônimo de indivíduo, por exemplo,Gênesis 00:05 . O corpo, separável do espírito e alma, e suscetíveis à morte, no entanto, é uma parte integral do homem, como mostra a ressurreição, João 5:28 João 5:29 ; 1 Coríntios 15:47-50Apocalipse 20:11-13 . É a sede dos sentidos (o meio pelo qual o espírito ea alma tem consciência de mundo) e da natureza Adâmica decaída. Romanos 7:23 Romanos 7:24 .
1:28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu e sobre todos os coisa viva que se move sobre a terra.
DISPENSAÇÃO
Uma dispensação é um período de tempo durante o qual o homem é testado em relação a obediência a alguma revelação específica da vontade de Deus. Sete dispensações são distinguidas como nas Escrituras. (Veja Scofield " Gênesis 1:28 "), nota 5.
E Deus os abençoou
A primeira dispensação: Innocency. O homem foi criado na inocência, colocado em um ambiente perfeito, submetidos a um teste absolutamente simples, e alertou para as consequências da desobediência. A mulher caiu pelo orgulho, o homem deliberadamente. 1 Timóteo 2:14 Deus restaurou as suas criaturas pecar, mas a dispensação da inocência terminou no julgamento da expulsão Gênesis 3:24 Veja, para a outras dispensações;
Consciência (Veja Scofield " Gênesis 3:23 ")
Governo Humano (Veja Scofield " Gênesis 8:21 ")
Promessa (Veja Scofield " Gênesis 0:01 ")
Lei (Veja Scofield " Êxodo 19:08 ")
Grace (Veja Scofield " João 1:17 ")
Reino (Veja Scofield " Efésios 1:10 ")
Frutificai
O Pacto do Éden, o primeiro dos oito convênios grande das Escrituras que condicionam a vida e salvação, e sobre o qual toda a Escritura cristaliza, tem sete elementos. O homem ea mulher no Éden foram responsáveis:
(1) Para encher a terra com uma nova ordem - o homem;
(2) para dominar a terra para uso humano;
(3) para ter domínio sobre a criação animal;
(4) a comer ervas e frutas;
(5) para cultivar e guardar o jardim;
(6) que se abstenham de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal;
(7) a penalidade - a morte. Ver, por outros sete convênios:
Adâmica (Veja Scofield " Gênesis 3:14 ")
Noé (Veja Scofield " Gênesis 9:01 ")
Abraâmicas (Veja Scofield " Gênesis 15:18 ")
MOSAIC (Veja Scofield " Êxodo 19:25 ")
PALESTINA (Veja Scofield " Deuteronômio 30:3 ")
Davídica (Veja Scofield " 2 Samuel 7:16 ")
NEW (Veja Scofield " Hebreus 8:08 ")


http://www.biblestudytools.com/commentaries/scofield-reference-notes/