Crítica da Bíblia

Série sobre a
Bible.malmesbury.arp.jpg

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade .
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:s-fontes}}.
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé.Encontre fontes: Google — notíciaslivrosacadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Este artigo é sobre as críticas que são feitas contra a Bíblia como fonte de informação ou orientação ética. Crítica da Bíblia não é a mesma coisa que a crítica bíblica que é o tratamento acadêmico da Bíblia como um documento histórico. Também não é a mesma como uma crítica do cristianismo ou crítica do judaísmo, que são críticas a religiões inteiras.
Nos tempos modernos, a visão de que a Bíblia deve ser aceita como historicamente exata e como um guia confiável para a moralidade tem sido questionada pela corrente principal de muitos acadêmicos, no campo da crítica bíblica. A maioria dos grupos cristãos afirmam a inerrância bíblica, e muitas vezes se opõem a interpretações da Bíblia que não são tradicionais, ou "leitura comum". Alguns dos círculos mais conservadores cristãos acreditam que a tradução King James da Bíblia é a única tradução exata inglesa da Bíblia, e aceitam-a como infalível. O fundamentalismo cristão, assim como grande parte do judaísmo ortodoxo, apoiam fortemente a idéia de que a Bíblia é um registro histórico preciso de eventos reais e uma das principais fontes de orientação moral.
Além das preocupações sobre a moralidade, a inerrância ou historicidade, subsistem algumas dúvidas de que os livros deveriam ser incluídos na Bíblia (cf. Cânon bíblico). Judeus descontam o Novo Testamento e mais de Judeus-cristãos desacreditam na legitimidade dos apócrifos do Novo Testamento.
Bíblia é um livro considerado de dupla autoria. Ela é humana e divina, ou divina e humana. A Crítica da Bíblia é simplesmente um exame de sua composição, sua origem e processo de formação. A Baixa Crítica, por exemplo, é uma abordagem da Bíblia a partir de seus escritos originais e da sua transmissão. A Alta Crítica, por sua vez, trata a Bíblia a partir do ponto vista literário.
A Alta Crítica tem três interesses principais:
  1. detectar a presença de fontes literárias que subjazem a uma obra;
  2. identificar os tipos literários;
  3. fazer suposiçôes sobre questôes de autoria e data.

[editar]Notáveis criticos

[editar]Ver Também

Referências

Ícone de esboçoEste artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%ADtica_da_B%C3%ADblia