Marca no Sudário é humana



Publicado em 10/15/2001
JesusSite
JesusSite

Marca no Sudário é humana

Testes químicos feitos na Itália comprovam que tecido envolveu um corpo, afastando a hipótese de fraudeAs marcas encontradas no Santo Sudário - uma das relíquias mais sagradas da Igreja Católica e que teria envolvido Jesus Cristo depois da crucificação - são de um corpo humano.

A revelação foi feita num simpósio organizado pelo Centro de Sindologia (estudo do Sudário) de Turim, na Itália, onde está guardado o manto. Participaram do simpósio 40 cientistas de 10 países. "Pesquisas físicas e químicas, feitas com a ajuda de computadores, permitiram estabelecer que a imagem humana visível na tela não é uma pintura, mas o resultado da oxidação e da desidratação de um corpo humano", afirmou Gian Maria Zaccone, vice-presidente do Centro Internacional de Sindologia.

Os cientistas não conseguiram, no entanto, explicar como ocorreu a oxidação. Idade da peça permanece um mistério O tecido tem traços de sangue humano e pólen de plantas que existem em Jerusalém. Mas ainda persiste a polêmica sobre a idade do tecido, pois análises com o elemento carbono 14, feitas em 1988, indicaram que a peça remonta à Idade Média.

O simpósio reconheceu essas análises, mas acrescentou que não se pode descartar uma possível contaminação do tecido, o que alteraria os resultados. O Santo Sudário será exposto novamente para o público, de 12 de agosto a 22 de outubro, na Catedral de Turim.



http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?Id=62