Jó 14:1-22

Jó roga ofavor de Deus por causa da brevidade e miséria da vida humana



1) O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e cheio de inquietação.
2) Nasce como a flor, e murcha foge também como a sombra, e não permanece.
3) Sobre esse tal abres os teus olhos, e a mim me fazes entrar em juízo contigo?
4) Quem do imundo tirará o puro? Ninguém.
5) Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses tu lhe puseste limites, e ele não poderá passar além deles.
6) Desvia dele o teu rosto, para que ele descanse e, como o jornaleiro, tenha contentamento no seu dia.
7) Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos.
8) Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,
9) contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.
10) O homem, porém, morre e se desfaz sim, rende o homem o espírito, e então onde está?
11) Como as águas se retiram de um lago, e um rio se esgota e seca,
12) assim o homem se deita, e não se levanta até que não haja mais céus não acordará nem será despertado de seu sono.
13) Oxalá me escondesses no Seol, e me ocultasses até que a tua ira tenha passado que me determinasses um tempo, e te lembrasses de mim!
14) Morrendo o homem, acaso tornará a viver? Todos os dias da minha lida esperaria eu, até que viesse a minha mudança.
15) Chamar-me-ias, e eu te responderia almejarias a obra de tuas mãos.
16) Então contarias os meus passos não estarias a vigiar sobre o meu pecado
17) a minha transgressão estaria selada num saco, e ocultarias a minha iniqüidade.
18) Mas, na verdade, a montanha cai e se desfaz, e a rocha se remove do seu lugar.
19) As águas gastam as pedras as enchentes arrebatam o solo assim tu fazes perecer a esperança do homem.
20) Prevaleces para sempre contra ele, e ele passa mudas o seu rosto e o despedes.
21) Os seus filhos recebem honras, sem que ele o saiba são humilhados sem que ele o perceba.
22) Sente as dores do seu próprio corpo somente, e só por si mesmo lamenta.