SALOMÃO


II SAMUEL 12:24, I REIS 2:1-12, 3:1-28
Versículo para memorização - I Reis 3:3
Um dos mais poderosos e brilhantes reis que o mundo já conheceu foi o rei Salomão, de Israel. Começou a governar por volta de 1015 anos antes do nascimento de Cristo. Descobertas sobre o esplendor de seu reinado ainda vêm sendo feitas.
Duas coisas básicas devem ser salientadas sobre o rei Salomão. A sua sabedoria e sua riqueza. No texto de nossa lição, quando Salomão orou perante Deus, pediu somente uma coisa: sabedoria para governar o povo de Deus corretamente. Isso agradou a Deus, e Deus lhe deu não só a maior sabedoria que um homem mortal pode ter, como também a maior riqueza. Um grande exemplo de sua sabedoria pôde ser presenciado quando duas mulheres vieram perante ele, desejando a mesma criança. Salomão disse: "Peguem uma espada, dividam-na, e dêem metade para cada uma". Uma mulher concordou, mas a outra disse: "não, dêem-na a ela". Salomão sabia que a verdadeira mãe era aquela que havia defendido o bebê e entregou-o a ela.
A riqueza de Salomão é uma das maravilhas do mundo. Possuía minas de ouro, prata e cobre. Construiu o templo grandioso de Deus em Jerusalém. Até mesmo seus servos viviam no luxo. A grande rainha de Sabá fez uma grande viagem para observar esse homem rico e verificar se as coisas inacreditáveis que havia ouvido eram verdadeiras. Quando viu tudo, seu comentário dela era de que nem a metade foi lhe contada.
Salomão, entretanto, era um homem mundano. Servia ao Senhor, mas também, a outros deuses. Isso era feito, provavelmente, para promover sua popularidade e para agradar suas esposas gentis. Salomão teve 500 mulheres israelitas, além de suas 500 esposas e concubinas de outras nações. Sabemos que isso é pecaminoso e muito desagradável a Deus. Podemos então perguntar por que Deus serviu-se desse homem, a ponto dele escrever três livros da Bíblia: Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. Certamente Deus fez isso dessa maneira a fim de que Salomão pudesse, depois de vivenciar tais coisas, escrever como escreveu, que sabedoria, riqueza e o mundo são apenas vaidade. (Eclesiastes 1:2 e 12:13 e 14)
Perguntas ! SALOMÃO
1. Quem era o pai de Salomão?
2. Quem era sua mãe?
3. Quando seu reinado começou?
4. Cite duas principais características de Salmão.
5. Aproximadamente quantas esposas teve num total?
6. Isso agradava a Deus?
7. Quando Salomão começou a governar, qual era seu único pedido?
8. O que não pediu?
9. O que Deus lhe deu além de seu pedido?
10. Quem é a grande rainha que foi visitá-lo?
11. Por que ficou comovida a viajar e a visitar Salomão?
12. Qual foi seu comentário sobre a riqueza do rei Salomão?
13. Salomão adorava a Deus fielmente?
14.De que maneira foi infiel?
15. O que influenciou essa infidelidade?
16. Quais três livros da Bíblia escreveu?
17. Salomão era um homem satisfeito com sua vida?
18. Como descreve tudo aquilo que o mundo tem para oferecer?
19. Que conselho Salomão nos dá a respeito de nosso padrão de vida em Eclesiastes 12:13?
20. Por que você acha que Deus usou um homem mundano?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br