Salmo 108

Davi louva a Deus, e suplica que lhe conceda a vitória



1) Preparado está o meu coração, ó Deus cantarei, sim, cantarei louvores, com toda a minha alma.
2) Despertai, saltério e harpa eu mesmo despertarei a aurora.
3) Louvar-te-ei entre os povos, Senhor, cantar-te-ei louvores entre as nações.
4) Pois grande, acima dos céus, é a tua benignidade, e a tua verdade ultrapassa as mais altas nuvens.
5) Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus, e seja a tua glória acima de toda a terra!
6) Para que sejam livres os teus amados, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos.
7) Deus falou no seu santuário: Eu me regozijarei repartirei Siquém, e medirei o vale de Sucote.
8) Meu é Gileade, meu é Manassés também Efraim é o meu capacete Judá o meu cetro.
9) Moabe a minha bacia de lavar sobre Edom lançarei o meu sapato sobre a Filístia bradarei em triunfo.
10) Quem me conduzirá à cidade fortificada? Quem me guiará até Edom?
11) Porventura não nos rejeitaste, ó Deus? Não sais, ó Deus, com os nossos exércitos.
12) Dá-nos auxílio contra o adversário, pois vão é o socorro da parte do homem.
13) Em Deus faremos proezas porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos.
.
.
.

Deus concede Vitória ao Seu povo – de Davi

(Sl.57:7-11, escrito quando Davi era fugitivo de Saul)
(Sl.60:5-12, quando os exércitos de Davi foram ameaçados pelos sírios)
(quando o guerreiro ouve a trombeta marcial convocando-o
imediatamente para a batalha, e assim marchar com seus
correligionários a fim de logo entrar na luta)
.
PRONUNCIAMENTO DITADO PELO ESPÍRITO DE LOUVOR (v1-5)
I. a atitude de exaltação do salmista, v1-3

II. os motivos que ele tem para esta atitude, v4

III.o motivo principal para esta atitude de adoração, v5
.
.
.
PRONUNCIAMENTO DITADO PELO ESPÍRITO DA ORAÇÃO DA FÉ (v6-12)
IV.pela liberdade dos amados do Senhor, v6

V.ao Senhor que se revela Todo Poderoso, v7-9

VI.ao Senhor, única maneira de salvação, v10-12
.
.
.
PALAVRA CONCLUSIVA (v13)
VII. uma palavra de decisão final, Sl 108.13