RUTE


RUTE - CAPÍTULOS 2-4
Versículo para memorização - Rute 2:15
Rute era a viúva de Malom, filho de Elimeleque e Noemi. Seu marido morreu em Moabe e ela chegou a Belém, Judá, com sua sogra viúva, Noemi. Visto que era tempo da colheita de cevada, Noemi mandou-a apanhar espigas, e tais sementes que caíam no campo após os segadores, que Deus ordenou a Seu povo a deixar. Desde que foram viúvas, essa era, provavelmente, a única maneira que possuíam de obter comida.
Pela providência de Deus, Rute chegou a colher no campo de Boaz, que era um parente próximo de Elimeleque, provavelmente um primo ou sobrinho. Quando Boaz viu Rute colhendo no seu campo, seu coração foi, de alguma maneira, movido e disse a ela para colher com suas próprias donzelas e para beber da água que seus homens haviam tirado. Disse ainda aos trabalhadores para deixarem cair um pouco de cevada no chão, em punhados que ela pudesse apanhar mais abundantemente.
No capítulo três, vemos Rute oferecendo-se ao serviço, assim como nós, que encontramos a graça nos olhos de Cristo, devemos nos oferecer em serviço a Ele. Não há nenhuma razão explícita para isso, assim como não há um porquê para Jesus nos amar, mas Boaz amou Rute e, no capítulo quatro, passa a fazer os negócios necessários para comprá-la como sua esposa. Se isso fosse feito, eram necessárias três coisas: ele deveria ser o parente disposto mais próximo, deveria pagar toda a dívida com a terra e precisava estar disposto a pagar e ter a viúva como sua noiva.
Havia um parente mais próximo que Boaz e que se alegrou por comprar e possuir a região, mas ele não queria Rute; então, Boaz comprou a terra e Rute para que fosse esposa. Tiveram um filho chamado Obede, que mais tarde seria o avô de Davi.
Este é um belo retrato de como Cristo nos amou enquanto nós ainda éramos pecadores, comprou-nos com Seu próprio sangue precioso e conjugou Sua herança para nós, fazendo-nos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Ele próprio. (Romanos 5:8)
Perguntas ! RUTE
1. Qual era a nacionalidade de Rute?
2. Qual era o nome de seu marido?
3. Ela viveu em Belém por escolha?
4. Que tipo de trabalho encontramos Rute fazendo?
5. No campo de quem Rute foi colher?
6. O que ela fazia com o que colhia?
7. Como Boaz se sentiu quando viu uma mulher grega em seu campo?
8. O que Ele disse a Rute que fizesse enquanto estivesse em seu campo?
9. O que Ele mandou os jovens fazer?
10. Em que local da cidade Boaz conversou com seu parente?
11. Quantas testemunhas adquiriu?
12. O parente queria readquirir a terra?
3. Por que não readquiri-la?
14. Qual evidência deu a Boaz de que não iria redimi-la?
15. Que nome Boaz e Rute deram a seu primeiro filho?
16. Quem era a ama da criança?
17. Quem foi o filho de Obede?
18. Quem foi o neto de Obede?
19. Qual a razão de Boaz para querer casar-se com Rute?
20. O que essa história de amor ilustra?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br