REBECA


GÊNESIS 24:10-31, 51-58; 27:6-17
Versículo para memorização ! Gênesis 24:4
Quando Isaque tinha 40 anos e Abraão tinha 140, Abraão chamou Eliézer, seu principal servo. Disse-lhe que Isaque não se casaria com uma filha dos cananeus e que Deus havia designado uma donzela, da casa de Abraão, nas terras de Harão. Eliézer foi enviado para trazer a noiva de Isaque a ele. Deus e Abraão sabiam quem seria essa noiva, mas não Eliézer. Por isso foi orando para que Deus lhe revelasse, de uma certa maneira, quem era a donzela que Ele havia designado para Isaque. Deus operou segundo a oração de Eliézer e levou ao seu encontro a mulher certa, uma linda jovem chamada Rebeca.
Rebeca, é claro, nunca tinha ouvido falar de Isaque nem o tinha visto, então Eliézer falou-lhe tudo sobre ele. Contou sobre tudo o que Abraão tinha dado para Isaque, assim como os pregadores hoje contam ao pecador perdido tudo sobre a glória que Deus conferiu a Jesus Cristo, Seu filho.
O pai de Rebeca, Betuel, e seu irmão, Labão, concordaram que ela poderia ir com Eliézer se quisesse. A decisão foi deixada com ela. Quando lhe foi perguntado, escolheu ir e ser a noiva de Isaque. Sendo assim, deixou sua casa e família para nunca mais retornar, indo para uma terra estranha pela fé. Lá, tornou-se a esposa de Isaque e uma serva muito especial de Deus. Rebeca, assim como Sara, era estéril, por isso Deus a abençoou especialmente depois da oração de Isaque, e quando Isaque tinha aproximadamente 60 anos (cerca de vinte anos depois de terem se casado), Rebeca deu a luz a gêmeos. Foram chamados Esaú e Jacó. Esaú era o favorito de Isaque mas Jacó era o favorito de Rebeca.
Muitos anos depois, quando Isaque já era velho, estava se preparando para passar a benção de Abraão a seu filho mais velho. Rebeca ajudou e aconselhou Jacó a fazer um plano por meio do qual enganaram Isaque e ele abençoou Jacó pensando que fosse Esaú. Jacó recebeu a benção como era o propósito de Deus, mas o resultado disso foi Jacó ter que deixar a casa, e aparentemente Rebeca morreu antes de Jacó retornar. Devemos nos lembrar de fazer a obra de Deus à maneira de Deus e não ser desonestos.
Perguntas ! REBECA
1. Quantos anos tinha Isaque quando casou?
2. Quem era Eliézer?
3. O que lhe foi dito que Isaque não devia fazer?
4. Eliézer foi para qual terra?
5. Como saberia quem era a noiva?
6. O que a Bíblia nos diz sobre a aparência de Rebeca?
7. De qual meio Rebeca conheceu Isaque?
8. Eliézer descreveu Isaque como sendo bonito ou rico?
9. Qual era o nome do pai de Rebeca?
10. Que outro membro de sua família é identificado?
11. Rebeca queria realmente ir com Eliézer?
12. Rebeca teve filhos logo?
13. Há quanto tempo ela estava casada quando os gêmeos nasceram?
14. Quais eram os nomes dos gêmeos?
15. Qual dos gêmeos era o mais velho?
16. Qual era o favorito da Rebeca? De Isaque? E de Deus?
17. Rebeca foi sempre honesta na sua conduta?
18. Diga tudo que pode sobre a desonestidade dela e o desapontamento decorrente disso.
19. Que animal Rebeca e Jacó usaram para enganar Isaque?
20. Que tipo de carne ele pensou que estava comendo?

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br